-
-
Galiazzi, Maria do Carmo; Moraes, Roque
(2002)
O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se ...
-
-
Lino, Mônica Motta; Backes, Vânia Marli Schubert; Ferraz, Fabiane; Prado, Marta Lenise do; Fernandes, Geani Farias Machado; Silva, Luiz Anildo Anacleto; Kloh, Daiana
(2009)
O objetivo principal da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores para o setor da saúde. A partir dos pressupostos dessa política, buscou-se analisar a ...
-
-
Costa, Valdecir Zavarese da; Vaz, Marta Regina Cezar; Cardoso, Leticia Silveira; Soares, Jorgana Fernanda de Souza
(2010)
Objetivo. Analisar a educação contínua no espectro do processo de trabalho do Programa Saúde da Família no Brasil, através de seus realizadores, o lugar de realização, o modo de desenvolvimento e a finalidade. Metodologia. ...
-
-
Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney Costa
(2008)
A questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a
problemática do ...
-
-
Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney Costa
(2008)
A questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do ...
-
-
Gabatz, Celso; Angelin, Rosângela
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2023-01-19)
As vivências das mulheres no decorrer da história da humanidade têm sido atravessada por muitas interlocuções, algumas bastante drásticas, sobretudo, em relação às violências e aprisionamentos de seus corpos. Neste sentido, ...
-
-
Grellert, Ana Paula
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-10-31)
O presente trabalho pretende dialogar sobre o histórico do Seminário das
mulheres do campo, das águas, florestas e cidades que recentemente teve sua
quarta edição realizada no Campus da FURG São Lourenço do Sul. ...
-
-
Vasconcellos, Valéria Oliveira de; Siqueira, Cristiano Tierno de; Santos, Raquel; Salazar, Marcelo; Straatmann, Jeferson; Neves, Leticia; Reis, Allan Ribeiro dos; Campos, Patrícia Greco
(EDGRAF, 2010)
O presente trabalho trata de uma experiência de consultoria cujos objetivos eram o
cadastramento dos moradores, o diagnóstico sócio-econômico e a formação dos
Conselhos Deliberativos de duas Unidades de Conservação ...
-
-
Freitas, Luciane Albernaz de Araujo; Freitas, André Luis Castro de
(UFS, 2014)
O texto possui por objetivo promover a investigação da necessidade de ressignificação da identidade profissional dos docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - Forma Integrada, possibilitada pelo Decreto ...
-
-
Moreno Rodriguez, Andrei Steveen
(2015)
Nas últimas décadas, o rápido desenvolvimento científico e tecnológico, gerou transformações notáveis para a humanidade e o planeta, esses avanços “por um lado trazem bem-estar social e, por outro, causam impactos sociais ...
-
-
Laurino, Débora Pereira; Sato, Luciane Sayuri; Maraschin, Cleci
(2001)
Neste trabalho buscamos descrever uma experiência de constituição de um ambiente de aprendizagem digital dentro da perspectiva
dos estudos e pesquisas que vêm sendo desenvolvidos pelo grupo de pesquisadores do Laboratório ...
-
-
Bortolozzi, Ana Cláudia; Vilaça, Teresa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
A Educação Sexual é uma dificuldade para muitos professores nas escolas inclusivas.
Este estudo investigou as possíveis atitudes de 55 professores portugueses diante de seis
situações projetivas envolvendo o público alvo ...
-
-
Oliveira, Thais Villa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
Em nossa sociedade, a escola é a instituição responsável pela transmissão
sistematizada dos conhecimentos desenvolvidos pela humanidade ao longo da História e,
portanto, é considerada como o espaço mais adequado para se ...
-
-
Damasceno, Marcelle Andrieta; Bouhid, Roseantony
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
Este trabalho de revisão integrativa busca abordar as dificuldades e limitações da
educação sexual no ensino formal e defende a importância social de uma educação livre
de preconceitos e padrões, em que as diferenças são ...
-
-
Souza, Elaine de Jesus; Rocha, Eugerbia Paula da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
A Educação Sexual constitui um campo transdisciplinar que abrange discursos sobre
sexualidade e gênero entremeados na cultura e relações de poder. O objetivo foi
problematizar o/s modo/s de incorporação (ou não) da ...
-
-
Rizza, Juliana Lapa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
Diferentes são as terminologias utilizadas para um trabalho que se proponha a problematizar
as questões de sexualidade e educação. Além disso, esse é um assunto polêmico, pois a
escolha por um dos termos está carregada ...
-
-
Molina, Karina da Silva
(2018)
A temática das ações afirmativas e das cotas nas universidades encontra-se frequentemente em discussão na sociedade, tornando-se necessário ouvir os sujeitos diretamente envolvidos nesse processo e atentar para suas ...
-
-
Peixoto, Renata da Silva
(2014)
Esta pesquisa, de cunho quanti-qualitativo, se configura num processo de escrita-pensamento estruturado em três artigos. O primeiro movimento (artigo I) trata-se de uma pesquisa qualitativa. A amostra é composta por dez ...
-
-
Bigliardi, Rossane Vinhas; Cruz, Ricardo Gauterio
(2012)
O presente artigo parte do suposto que, em todo processo pedagógico, existe um sujeito singular do qual, em larga medida, depende o resultado do ato educativo concreto. Abordamos este sujeito, que temos chamado “educador”, ...
-
-
Piccinini, Cláudia Lino
(EDGRAF, 2006)
Qual o papel dos educadores ambientais na modernidade tardia? Neste artigo,
proponho uma breve discussão a respeito da lógica da modernidade tardia para
compreender os desafios postos aos educadores ambientais. Partindo ...