-
-
Moraes, Kellen Benites de Oliveira; Ferreira, Josiane Cardoso; Brisolara, Luciene Bassols
(2021)
Ao verificar livros didáticos disponíveis para o ensino da Língua Espanhola nas escolas da
rede pública da cidade de Rio Grande (RS), constatamos que os exercícios que contemplam
aspectos relativos à fonética e à fonologia ...
-
-
Dutra, Lidiane Fonseca; Maio, Ana Zeferina Ferreira
(2009)
O presente artigo consiste num relato acerca do desenvolvimento do Ambiente virtual de aprendizagem em Artes Visuais (AVA-AV), iniciado a partir do projeto Ambiente virtual de aprendizagem sobre percepção visual, financiado ...
-
-
Damasceno, Julio Cesar Gonçalves
(2016)
Neste trabalho, buscamos apresentar a Astronomia como tema motivador para o ensino
de Física e Ciências, assim se configurando em um facilitador nos processos de
ensino/aprendizagem. Ao elencar alguns dos problemas ...
-
-
Bartelmebs, Roberta Chiesa
(2012)
Esta dissertação tem como objetivo principal compreender o ensino de astronomia nos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, propomos a construção de uma Comunidade de
Prática em uma escola de Educação Básica do ...
-
-
Reis, Juliani Menezes dos; Tamagno, Vilmar; Backes, Luciana
(2015)
Este trabalho investiga a oferta de cursos de bacharelado em Biblioteconomia no Brasil nas modalidades presencial e a distância. Dispõe sobre a profissão de bibliotecário e história das escolas de biblioteconomia brasileiras. ...
-
-
Costa, Juliana Hartleben da
(2014)
O contexto educacional vivenciado hoje se defronta com debates significativos sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como as ...
-
-
Santana, Salete de Lourdes Cardoso; Pessano, Edward Frederico Castro; Escoto, Dandara Fidelis; Pereira, Geovana da Cruz; Gularte, Cláudia Alves Ortiz; Folmer, Vanderlei
(EDGRAF, 2019)
Este estudo tem como objetivo analisar o ensino de ciências no Ensino Fundamental no que se
refere a presença e uso dos laboratórios escolares. No RS, tais espaços são exigidos nas escolas
como condição para a oferta do ...
-
-
Aizawa, Priscila
(2011)
Este trabalho é fruto de uma investigação acerca do Ensino de Ciências em uma instituição escolar brasileira constituída por uma identidade cultural japonesa. Buscou-se analisar como as crianças dos Anos Iniciais percebem ...
-
-
Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa
(FURG, 2014)
-
-
Fagherazzi, Onorato Jonas
(2016)
Analisando o ensino da Filosofia da Ciência, indagamos: Qual é a compreensão de docentes quanto à Filosofia da Ciência, sua metodologia de ensino, ciência, método e possíveis formas de colaborar com sua evolução? Qual é a ...
-
-
Prestes, Michely
(2008)
Pensar sobre Educação Ambiental é se desacomodar, questionar-se, conhecer sobre a
realidade social, despertar a consciência para os direitos e os deveres da sociedade. A
escola se constitui em um espaço privilegiado para ...
-
-
Lemos, Michele Veleda; Araújo, Rafaele Rodrigues de; Rodrigues, Sheyla Costa; Mackedanz, Luiz Fernando
(2010)
O presente trabalho visa expor uma metodologia de ensino, na qual a ideia inicial foi a inserção das mídias digitais e dos temas estruturadores no ensino de Física articulando as habilidades e competências com os conhecimentos ...
-
-
Ferreira, Luis Henrique Lucas
(2023)
Este trabalho trata do desenvolvimento e da aplicação do produto educacional intitulado Radiações Ionizantes e suas aplicações no contexto do ensino de Ondas com uma abordagem multidisciplinar e integrada a campanha de ...
-
-
Sosa, Júlio Cezar Gonçalves
(2016)
A presente dissertação, apresentada ao, programa PROFHISTÒRIA, teve como proposição proposição e aplicação de uma prática pedagógica nas aulas de História do Nono Ano do Ensino Fundamental, da EEE Lília Neves. A metodologia ...
-
-
Franchi, Diones Piazer
(2016)
Este trabalho dissertativo tem como proposta analisar o uso do vídeo Programa Memórias do Pampa, como recurso pedagógico nas aulas de História. Tem como principal objetivo atingir uma melhor compreensão do aluno sobre o ...
-
-
Arvellos, Dulce Beatriz Silva de
(2019)
Este trabalho aborda o ensino de história para alunos e alunas com autismo, levantando questões referentes a inclusão em espaços culturais e despertando o interesse pela História, além da inclusão social. O capítulo 1 ...
-
-
Corrêa, Maria de Fátima Cruz
(2021)
A presente pesquisa configura se em um estudo bibliográfico, teórico e reflexivo acerca do uso da descrição documental arquivística enquanto estratégia e metodologia instrumental servindo de apoio e estímulo aos estudos ...
-
-
Matos, Júlia Silveira
(2012)
A trajetória das políticas voltadas para a avaliação, regulação e distribuição dos livros didáticos no Brasil foi marcada por três momentos específicos da história nacional. O primeiro ainda no século XIX, com a criação ...
-
-
Costa, Andresa
(2011)
-
-
Pinto, Matheus Balbueno
(2021)
O texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial, no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para ...