-
-
Prestes, Michely
(2008)
Pensar sobre Educação Ambiental é se desacomodar, questionar-se, conhecer sobre a
realidade social, despertar a consciência para os direitos e os deveres da sociedade. A
escola se constitui em um espaço privilegiado para ...
-
-
Lemos, Michele Veleda; Araújo, Rafaele Rodrigues de; Rodrigues, Sheyla Costa; Mackedanz, Luiz Fernando
(2010)
O presente trabalho visa expor uma metodologia de ensino, na qual a ideia inicial foi a inserção das mídias digitais e dos temas estruturadores no ensino de Física articulando as habilidades e competências com os conhecimentos ...
-
-
Ferreira, Luis Henrique Lucas
(2023)
Este trabalho trata do desenvolvimento e da aplicação do produto educacional intitulado Radiações Ionizantes e suas aplicações no contexto do ensino de Ondas com uma abordagem multidisciplinar e integrada a campanha de ...
-
-
Sosa, Júlio Cezar Gonçalves
(2016)
A presente dissertação, apresentada ao, programa PROFHISTÒRIA, teve como proposição proposição e aplicação de uma prática pedagógica nas aulas de História do Nono Ano do Ensino Fundamental, da EEE Lília Neves. A metodologia ...
-
-
Franchi, Diones Piazer
(2016)
Este trabalho dissertativo tem como proposta analisar o uso do vídeo Programa Memórias do Pampa, como recurso pedagógico nas aulas de História. Tem como principal objetivo atingir uma melhor compreensão do aluno sobre o ...
-
-
Arvellos, Dulce Beatriz Silva de
(2019)
Este trabalho aborda o ensino de história para alunos e alunas com autismo, levantando questões referentes a inclusão em espaços culturais e despertando o interesse pela História, além da inclusão social. O capítulo 1 ...
-
-
Corrêa, Maria de Fátima Cruz
(2021)
A presente pesquisa configura se em um estudo bibliográfico, teórico e reflexivo acerca do uso da descrição documental arquivística enquanto estratégia e metodologia instrumental servindo de apoio e estímulo aos estudos ...
-
-
Matos, Júlia Silveira
(2012)
A trajetória das políticas voltadas para a avaliação, regulação e distribuição dos livros didáticos no Brasil foi marcada por três momentos específicos da história nacional. O primeiro ainda no século XIX, com a criação ...
-
-
Costa, Andresa
(2011)
-
-
Pinto, Matheus Balbueno
(2021)
O texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial, no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para ...
-
-
Valle, Hardalla Santos do (Org.); Santos, Rita de Cássia Grecco dos (Org.)
(Ed. da FURG, 2014)
-
-
Oliveira, Maria do Socorro Ramos de
(2012)
Nosso trabalho visa a analisar a importância do livro didático e do
professor de História no processo de formação identitária de jovens
negros. Nesse sentido, selecionamos o distrito de Pontina, da cidade
de Ingá, ...
-
-
Xavier, Virginia da Silva
(2017)
No presente trabalho de conclusão de mestrado visamos analisar como os atuais Manuais do Professor de História que somados aos Livros Didáticos de História, voltados para o Ensino Médio, são utilizados pelos docentes para ...
-
-
Nunes, Eliana Duarte
(2022)
Esta pesquisa faz parte de estudos realizados no Mestrado Profissional em História, pela Universidade Federal do Rio Grande. Trata da relação entre o Ensino de História, a aprendizagem de estudantes com deficiência visual ...
-
-
Sosa, Derocina Alves Campos
(2010)
O artigo a seguir analisa alguns conceitos estudados em História e como
esses mesmos conceitos contribuem para a construção de imagens
distorcidas dos acontecimentos, que favorecem a continuidade e o
fortalecimento ...
-
-
Schiavon, Carmem Gessilda Burgert; Santos, Tiago Fonseca dos
(Historiae, 2012)
O presente texto tem por objetivo discutir o ensino de História enquanto campo de pesquisa em constituição, tendo como pressuposto a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs). Para tanto, utiliza-se a investigação ...
-
-
Cunha, Bianca Langhinrichs
(2018)
Atualmente muito se tem debatido a respeito do ensino de História e também sobre o ensino de Surdos nas escolas bilíngues. Contudo, os debates ainda encaram essas duas questões isoladamente. Essa pesquisa propõe unir as ...
-
-
Silva, Paulo Gutemberg de Noronha
(2019)
Esta dissertação tem como objetivo identificar e analisar as narrativas dos discentes Quilombolas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com delimitação temporal dos ingressantes entre os anos de 2014 a 2017, tanto ...
-
-
Rodrigues, Alessandra Farias
(2018)
O presente trabalho propõe-se a ressaltar a importância do Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como analisar, discutir e refletir sobre como crianças do 4º ano se apropriam dos saberes históricos ...
-
-
Silva, Márcia Alonso Piva da
(2018)
A educação Patrimonial é ação permanente e metódica do trabalho educativo do ensino de história, tendo como foco o Patrimônio Cultural e suas manifestações. Entretanto, os conceitos de patrimônio cultural e, por conseguinte, ...