-
-
Faria, Simone Gomes de
(2016)
O presente trabalho tem como escopo central aferir as concepções dos professores de História
sobre as relações entre pesquisa e docência. A investigação apresenta uma natureza descritiva
e sua abordagem é qualitativa. ...
-
-
Martins, Daner Silva
(2019)
Esta tese apresenta uma pesquisa qualitativa em educação em ciências que visa compreender os processos de ensino e aprendizagem de Matemática para pessoas cegas. Este estudo objetiva investigar como a Matemática se mostra ...
-
-
Pereira, Eveline Caren Genesini
(2018)
A presente dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, situada na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias. Aborda como ...
-
-
Rosa, Aline Brandalize Schwartzhaupt da; Moraes, Aline Reissuy de; Velho, André Ricardo Theodoro; Vaniel, Berenice Vahl; Billa, Cleo Zanella; Hahn, Cleonice Silvana Rodrigues; Silva, Cristiano da; Dutra, Cristina Dutra e; Michel, Dahiane; Rodrigues, Danielli Freitas; Ingrassia, Eduardo Rangel; Kohlrausch, Estela; Fernandes, Etiene da Silva Frömming; Santos, Flávia Cardoso Pereira dos; Silva, Geralcy Carneiro da; Maurell, Joice Rejane Pardo; Nunes, Juliana; Steiernagel, Laís Regina; Pozzebon, Lidiane Vieira; Marchioretto, Marina Textor; Silva, Michele Lavadouro da; Born, Míriam Blank; Chagas, Neidi Aparecida das; Santos, Rafael Augusto Penna dos; Silva, Raquel Silveira da; Barwaldt, Regina; Rosa, Sabrina Hax Duro; Gautério, Vanda Leci Bueno; Xavier, Virginia
(Ed. da FURG, 2019)
Apoiamo-nos em Moran para nos referirmos aos textos que compõem esse livro como um convite, impregnado de humildade, para pensar e repensar o aprender. Um conjunto de textos que possibilitam ao leitor conhecer projetos de ...
-
-
Minasi, Luis Fernando
(2007)
-
-
Rodrigues, Sheyla Costa; Laurino, Débora Pereira; Pinto, Ivete Martins
(2005)
-
-
Pinheiro Junior, Edi Morales
(2010)
Examinam-se as aprendizagens de nove (09) professores no grupo de pesquisa/formação, em
um processo educativo colaborativo que articulou a formação de professores de Ciências e o desenvolvimento curricular via narração ...
-
-
Cougo, Alexandre Cougo de
(2019)
A tese “A formação de professores no marco do Projeto Cirandar: miradas e escutas desde a Educação Ambiental” parte da compreensão da importância dos movimentos de rodas de formação de professores na dialogicidade com a ...
-
-
Souza, Marco Antônio Simões de
(2013)
Este trabalho analisou a contribuição das propostas de formação de professores para a Educação
Profissional e Tecnológica da instituição ETFPEL/CEFET-RS/IFSUL para problematizar o
dilema da EPT entre formação integral e ...
-
-
Michel, Caroline Braga; Trindade, Camila; Nogueira, Gabriela Medeiros
(Ed. da FURG, 2017)
-
-
Ariza, Leidy Gabriela Ariza
(2017)
A tese propõe uma compreensão do aspecto do conhecimento didático do conteúdo (CDC), na formação do educador ambiental para sua constituição como profissional na educação, a partir do epistemológico, pedagógico, contextual, ...
-
-
Rinaldi, Rita de Cássia Grecco dos Santos; Haerter, Leandro
(2005)
O artigo aborda a formação do Professor de Sociologia da Educação Básica, situando esse processo dentro da possibilidade de construção de um novo paradigma na formação de professores: a interdisciplinaridade.
-
-
Albuquerque, Fernanda Medeiros de; Galiazzi, Maria do Carmo
(2011)
Para a formação do profissional da educação é essencial que existam momentos de partilhas para tecer uma rede de relações e proporcionar a construção do conhecimento. As Rodas de Formação possibilitam que os educandos ...
-
-
Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
(2019)
A presente tese busca estabelecer um conversar entre a formação docente e a interdisciplinaridade, no contexto do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Nesse sentido, ...
-
-
Ramos, Nayala
(2024)
-
-
Marques, Liane Orcelli
(2015)
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e teve como objetivo principal compreender como as ...
-
-
Branco, Alessandra Batista de Godoi; Royer, Marcia Regina; Nagashima, Lucila Akiko
(Editora da FURG, 2018)
A Educação Ambiental (EA), em seu caráter político, econômico, social e cultural, é
indispensável para a educação e cidadania, por sua natureza de direito inerente a todos os
indivíduos. Na política nacional, são importantes ...
-
-
Szewczyk, Michele da Silveira Chapacais
(2007)
Somos seres inacabados, parte de um processo de construção e reconstrução de realidades, movidos pela curiosidade, pela necessidade de transformar, de buscar crescimento pessoal e social. Estamos constantemente ensinando ...
-
-
Albernaz, Roselaine Machado
(2011)
Através de um exercício cartográfico, a presente tese propõe ensaiar formas, entre modos mais e menos acadêmicos, de pensar a formação de um professor de matemática. Neste sentido, faz uso de algumas experiências estéticas, ...
-
-
Molon, Susana Inês; Arruda, Rogério Dias de; Paredes, Joaquín
(2009)
Neste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como ...