-
-
Rodrigues, Sheyla Costa; Laurino, Débora Pereira; Pinto, Ivete Martins
(2005)
-
-
Pinheiro Junior, Edi Morales
(2010)
Examinam-se as aprendizagens de nove (09) professores no grupo de pesquisa/formação, em
um processo educativo colaborativo que articulou a formação de professores de Ciências e o desenvolvimento curricular via narração ...
-
-
Cougo, Alexandre Cougo de
(2019)
A tese “A formação de professores no marco do Projeto Cirandar: miradas e escutas desde a Educação Ambiental” parte da compreensão da importância dos movimentos de rodas de formação de professores na dialogicidade com a ...
-
-
Souza, Marco Antônio Simões de
(2013)
Este trabalho analisou a contribuição das propostas de formação de professores para a Educação
Profissional e Tecnológica da instituição ETFPEL/CEFET-RS/IFSUL para problematizar o
dilema da EPT entre formação integral e ...
-
-
Michel, Caroline Braga; Trindade, Camila; Nogueira, Gabriela Medeiros
(Ed. da FURG, 2017)
-
-
Ariza, Leidy Gabriela Ariza
(2017)
A tese propõe uma compreensão do aspecto do conhecimento didático do conteúdo (CDC), na formação do educador ambiental para sua constituição como profissional na educação, a partir do epistemológico, pedagógico, contextual, ...
-
-
Rinaldi, Rita de Cássia Grecco dos Santos; Haerter, Leandro
(2005)
O artigo aborda a formação do Professor de Sociologia da Educação Básica, situando esse processo dentro da possibilidade de construção de um novo paradigma na formação de professores: a interdisciplinaridade.
-
-
Albuquerque, Fernanda Medeiros de; Galiazzi, Maria do Carmo
(2011)
Para a formação do profissional da educação é essencial que existam momentos de partilhas para tecer uma rede de relações e proporcionar a construção do conhecimento. As Rodas de Formação possibilitam que os educandos ...
-
-
Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
(2019)
A presente tese busca estabelecer um conversar entre a formação docente e a interdisciplinaridade, no contexto do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Nesse sentido, ...
-
-
Ramos, Nayala
(2024)
-
-
Marques, Liane Orcelli
(2015)
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e teve como objetivo principal compreender como as ...
-
-
Branco, Alessandra Batista de Godoi; Royer, Marcia Regina; Nagashima, Lucila Akiko
(Editora da FURG, 2018)
A Educação Ambiental (EA), em seu caráter político, econômico, social e cultural, é
indispensável para a educação e cidadania, por sua natureza de direito inerente a todos os
indivíduos. Na política nacional, são importantes ...
-
-
Szewczyk, Michele da Silveira Chapacais
(2007)
Somos seres inacabados, parte de um processo de construção e reconstrução de realidades, movidos pela curiosidade, pela necessidade de transformar, de buscar crescimento pessoal e social. Estamos constantemente ensinando ...
-
-
Albernaz, Roselaine Machado
(2011)
Através de um exercício cartográfico, a presente tese propõe ensaiar formas, entre modos mais e menos acadêmicos, de pensar a formação de um professor de matemática. Neste sentido, faz uso de algumas experiências estéticas, ...
-
-
Molon, Susana Inês; Arruda, Rogério Dias de; Paredes, Joaquín
(2009)
Neste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como ...
-
-
Molon, Susana Inês; Arruda, Rogério Dias de; Paredes, Joaquín
(2009)
Neste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na
Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como ...
-
-
Pedruzzi, Alana das Neves
(2015)
A presente dissertação de mestrado teve como fenômeno de estudo a Ênfase em Gestão do Patrimônio Socioambiental do curso de História Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, buscando compreender o processo ...
-
-
Molon, Susana Inês
(2008)
Neste texto, pretendo discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa
de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade
Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg). Apresento ...
-
-
Nascimento, Carolina Cavalcanti
(2013)
A presente pesquisa está inserida no âmbito da discussão acerca dos desafios
educacionais frente à crise socioambiental e à luz do Pensamento ComplexoSistêmico.
Mais especificamente, este estudo de caso foi guiado pelo ...
-
-
Silveira, João Paulo Borges da
(2012)
O presente trabalho teve por objetivo analisar a formação empreendedora dos currículos dos cursos Biblioteconomia na região sul do Brasil. Fizeram parte da análise do estudo as instituições de ensino público, federais e ...