-
-
Figueiredo, Roniel Santos; Souza, Marcos Lopes de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-09)
As discussões sobre história e cultura africana e afro-brasileira entraram no currículo
escolar de maneira mais enfática após a lei 10639/2003. Contudo, tendo em vista o
contexto histórico eurocêntrico que faz parte da ...
-
-
Biavaschi, Márcio Alex Cordeiro
(2011)
Objetiva-se analisar as condições da manutenção do coronelismo na
Região Colonial Italiana (Antônio Prado, especificamente), sobretudo o
modo como os colonos se organizaram para se fazer ouvir politicamente,
enquanto ...
-
-
Martins, Everton Bandeira; Cunha, Jorge Luiz da; Sosa, Derocina Alves Campos
(2009)
Neste texto discorreremos sobre o papel da Educação como fonte de difusão e produção do conhecimento na sociedade contemporânea, destacando os processos educativos. Ao longo do escrito defenderemos que cabe às diferentes ...
-
-
Fernandes, Jeanice de Freitas
(2003)
Enfermeiras confrontam-se, no cotidiano, com situações das quais podem discordar, o que pode estar relacionado a seus valores, crenças, saberes, assumindo posturas de aceitação e/ou de resistência. Especificamente na área ...
-
-
Michel, Caroline Braga
(2011)
Esta dissertação é o resultado de um estudo realizado sobre as interações infantis e as relações de poder. A mesma foi fundamentada, principalmente, a partir de algumas contribuições do pensamento de Michel Foucault - ...
-
-
Farias, Ariane Ávila Neto de
(2020)
Society is marked by relations of power that stratify itself. Relations that are marked by
inequality in view of the uneven spaces occupied by men and women. If, on the one hand,
man are responsible for public spaces ...