Educação Mmbiental com o uso da modelagem computacional (VISQ-JAVA) para a abordagem sistêmica do modelo de desenvolvimento econômico (MDE) e suas consequências ambientais: estudo de casos de ensino e aprendizagem com alunos do IFRS.

Orsini, Ronaldo Nunes

Abstract:

 
Esta pesquisa-ação foi realizada com alunos do atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o nde o pesquisador ministra a disciplina Gestão da Qualidade Total (GQT), cujo cu rrículo contém temas como o da relação de produção e consumo no Modelo de Desenvolvimento Econômico (MDE) e de interesse da Educação Ambiental (EA). O projeto se originou por inquietações do autor visando debater com os alunos os efeitos socioambientais do MDE, utilizando nesta ação de ensino e aprendizagem a modelagem computacional. Para tanto, foram idealizados os seguintes objetivo: Desenvolver Material Instrucional contendo atividades exploratórias e expressivas sobre o MDE e seus efeitos socioambientais, permitindo ao aluno trabalhar individualmente com auxilio de uma ferramenta de modelagem computacional como o VISQ-JAVA. Promover ensino e aprendizagem com abordagem sistêmica e ótica problematizadora sobre os fenômenos do MDE, gerando conhecimentos socioambientais capazes de apontar indícios individuais de aprendizagem significativa. Coletar dados e analisá -los visando apurar habilidades e dificuldades dos estudantes na construção de conhecimentos. Avaliar o desempenho técnico e prático do software VISQ-JAVA, e as interações entre o pesquisador e estudantes. Quanto ao método foi estabelecido o seguinte: Definição do público alvo e da amostra mediante inscrições e seleção de aluno s. Idealização do cronograma de atividades individuais em quatro encontros de quatro horas/aula. Utilização do Material Instrucional no 1º Encontro aplicando o 1º Questionário do tipo Likert com 25 afirmações sobre o MDE, Efeito Estufa, Predador/Presa e Dinâmica das Drogas, e atividades expressivas sobre noções e exercícios a lápis com pares de causa e efeito, diagramas causais, elos de retroalimentação, noções e exercícios sobre o software VISQ-JAVA. No 2º Encontro atividades exploratórias e expressivas sobre o modelo MDE. No 3º Encontro atividades exploratórias e expressivas com modelos Efeito Estufa, Predador/Presa. No 4º Encontro atividades exploratórias e expressivas com o modelo Dinâmica das Drogas e aplicação do 2º Questionário do tipo Likert com as mesmas 25 afirmações. O método foi testado em estudo Piloto e aplicado num estudo Final. Para efeito de estruturação das categorias emergentes dos aspectos observados nas atividades exploratórias e expressivas foi usado o método de Redes Sistêmicas e a estrutura geral do projeto se baseou no “V de Gowin”. Os resultados foram compilados em Quadros Resumos que apontaram ter sido possível verificar o seguinte: indícios individuais de conhecimentos adquiridos e armazenados na estrutura cognitiva do estudante sobre os fenômenos discutidos nas atividades do Material Instrucional; que os estudantes nas atividades que desenvolveram foram auxiliados a argumentar e problematizar sobre fenômenos expressos nos modelos em VISQ-JAVA, exteriorizando suas estruturas cognitivas; que os alunos evoluíram de modelos simples para outros complexos, aprimorando-os através das atividades que realizaram com auxílio do VISQ-JAVA, por isso, a ferramenta foi indicada como meio auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de GQT sob a ótica da EA junto a estudantes do IFRS. Por fim, evidências indicaram que os estudantes evoluíram de suas óticas iniciais para visões sistêmicas sobre os fenômenos discutidos, sugerindo ter havido indícios de aprendizagem significativa e aprimoramento de conhecimentos e da exteriorização dos mesmos, sendo que, as atividades ocorreram através de consenso entre os estudantes e o pesquisador.
 
This action research was accomplished with students of the Education, Science and Technology Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS), where the researcher teaches the subject Management of the Total Quality (GQT), which the curriculum contains themes as the production and consumption relation in the Model of Economic Development (MDE) and of concern of the Environmental Education (EA). The project was originated by the author's inquietudes aiming to debate with the students MDE's socio-environmental effects, using in this teaching and learning action the computational modeling. For so much, the following objectives were idealized: To develop an Instructional Material with exploratory and expressive activities about MDE and its environmental effects, allowing the student to work individually with the assistance of the VISQ-JAVA computational modeling tool. To promote teaching and learning with a systemic problem solving approach on MDE's phenomena, generating socio-environmental knowledge which are able of making explicit the individual traces of significant learning. To collect and analyze data aiming to investigate students' abilities and difficulties in the knowledge construction. To evaluate the technical and practical performance of the VISQ-JAVA software and the interactions between the researcher and the students. How much to the method the following one was established: The target and the sample definition by means of registrations and students' selection. The chronogram idealization of individual activities in four different meetings of four hours/lesson. The instructional material utilization in the 1st Meeting applying the 1st Likert questionnaire with 25 assertions (pre-test) on MDE, Greenhouse Effect, Predator/Prey and Drugs, and expressive activities about notions and exercises in paper and pencil with pairs of cause and effect, causal diagrams, feedback links, notions and exercises on the software VISQ-JAVA. In the 2nd Meeting exploratory and expressive activities about the MDE model. In the 3rd Meeting exploratory and expressive activities with the Greenhouse Effect and Predator/Prey models. In the 4th Meeting exploratory and expressive activities with the model Drug’s Dynamic and application of the 2nd Likert questionnaire with the same 25 assertions (post-test). The method was tried in the Pilot study and applied in the Final study. For structuring the emerging categories of the observed effects in the exploratory and expressive activities it was used the method of Systemic Networks. The general structure of the project was based on a “V of Gowin”. The results were compiled in Tables of Summaries and pointed to the following: individually traces the acquired and stored knowledge in student's cognitive structure on the phenomena argued in the Instructional Material; that the students in the activities that developed being assisted to argue and raise problems on the phenomena expressed in the models in VISQ-JAVA, externalizing his/her cognitive structure; the students evolve of simple models for other complex, improving them through the activities that accomplished with VISQ-JAVA'S help, because of this, it is viable to indicate it as a way to assist in the subject teaching and learning process of GQT under EA's framework with students of IFRS. Finally, evidences had indicated that the students had evolved from their initial ways of seeing to systemic views about the phenomena, suggesting that has occurred traces of significant learning and improvement of knowledge and of its exteriorization of the same ones, being that, the activities had occurred through consensus between the students and the researcher.
 

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  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)