Produção científica sobre bibliotecas escolares: estudo comparativo entre artigos publicados entre as décadas de 1970 e 2010

Ramires, Ana Carolina Moreira.

Abstract:

 
A presente pesquisa teve como objetivo comparar como a biblioteca escolar é abordada na produção científica de Biblioteconomia nas décadas de 1970 e 2010 a fim de conhecer mudanças e permanências nas publicações sobre o tema ao longo dessas cinco décadas. Tem como base os autores Barbalho e Pinto (2020), Andrade (2012), Silva (2003), Silva e Oliveira (2017), Kuklthau (2009), Farias e Britto (2019), Castro Filho e Coppola Junior (2012), Bueno (2010), Meadows (1999) e Muller (2010). A pesquisa é de caráter bibliográfico e foi utilizada a abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos, se classifica como descritiva. Foram analisados os artigos indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos e Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Os resultados permitiram identificar um panorama da produção sobre as bibliotecas escolares em cinco décadas, a qual demonstrou um grande crescimento da produção sobre o tema nos últimos anos. Também foram identificadas mudanças e permanências em relação ao conceito de biblioteca escolar entre as décadas de 1970 e 2010. Além disso, verificou-se desafios enfrentados, bem como algumas possibilidades proporcionadas pelas e para as bibliotecas escolares nas duas décadas enfatizadas. Com isso, conclui-se que a produção sobre o tema tem recebido mais investimentos, que alguns desafios enfrentados há 50 anos permanecem até hoje e que novos estão surgindo.
 
This research aimed to compare how the school library is approached in the scientific production of Librarianship in the 1970s and 2010 in order to learn about changes and permanences in publications on the theme over these five decades. It is based on the authors Barbalho and Pinto (2020), Andrade (2012), Silva (2003), Silva and Oliveira (2017), Kuklthau (2009), Farias and Britto (2019), Castro Filho and Coppola Junior (2012), Bueno (2010), Meadows (1999) and Muller (2010). The research is bibliographic and the qualitative and quantitative approach was used. As for the objectives, it is classified as descriptive. Articles indexed in the Reference Database of Articles and Journals in Information Science (BRAPCI) were analyzed. The results allowed to identify a panorama of the production on the school libraries in five decades, which demonstrated a great growth of the production on the theme in the last years. Changes and permanences in relation to the concept of school library between the 1970s and 2010 were also identified. In addition, there were challenges faced, as well as some possibilities provided by and for school libraries in the two decades emphasized. With that, it is concluded that the production on the theme has received more investments, that some challenges faced 50 years ago remain until today and that new ones are appearing
 

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia