Show simple item record

dc.contributor.author Medeiros, Gabriela Luvielmo
dc.contributor.author Silva, Maria Regina Santos da
dc.contributor.author Silva, Priscila Arruda da
dc.contributor.author Oliveira, Adriane Maria Netto de
dc.date.accessioned 2011-10-28T14:59:57Z
dc.date.available 2011-10-28T14:59:57Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation MEDEIROS, Gabriela Luvielmo et al. Satisfação das famílias usuárias em relação aos serviços que atendem situações de violência intrafamiliar. Enfermería Global, v. 19, n.19, p. 1-9, 2010. Disponível em: <http://scielo.isciii.es/pdf/eg/n19/pt_administracion5.pdf >. Acesso em: 23 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1695-6141
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1156
dc.description.abstract Estudo qualitativo realizado junto a quarenta e oito famílias vinculadas a serviços que atendem situações de violência intrafamiliar, em Rio Grande/RS e que, tem por objetivo, avaliar os índices de satisfação destas famílias com relação ao atendimento que recebem nas instituições sociais do município. Os dados foram coletados através de um questionário constituído de perguntas extraídas da Escala de Avaliação de Satisfação do Usuário com o Serviço de Saúde Mental (SATIS-BR-Usuário). As questões abordadas referem-se à: acessibilidade aos serviços; resolutividade; infra-estrutura dos serviços; e respeitabilidade com o usuário. Os resultados revelam que, de uma forma geral, os usuários mostraram-se satisfeitos com o atendimento que recebem, embora apontem a existência de algumas fragilidades como os contratos temporários dos profissionais, a inexistência ou insuficiência de assistência especializada (psiquiatra), espaço físico inapropriado para o atendimento das famílias, entre outras. Conclui-se que satisfação do usuário se constitui em um importante indicador para avaliação de serviços, desde que sejam levadas em consideração variáveis que possam influenciar nas respostas dos usuários, como seu nível educacional e situação sócio econômica. pt_BR
dc.description.abstract Estudio cualitativo realizado junto a cuarenta y ocho familias vinculadas a servicios que atienden situaciones de violencia intrafamiliar, en Rio Grande - RS y tiene por objetivo evaluar los índices de satisfacción de estas familias con relación a la atención que reciben en las instituciones sociales del municipio. Los datos fueron colectados por un cuestionario de preguntas retiradas de la escala de evaluación de Satisfacción del usuario con el Servicio de Salud mental (SATIS- BR-Usuario).Las cuestiones trabajadas refiérense a la accesibilidad a los servicios; resolutividad; infra-estructura de los servicios, y respetabilidad con el usuario. Los resultados revelan que, de una forma general, los usuarios se mostraron satisfechos con la atención que reciben, apuntan la existencia de algunas fragilidades como los contratos temporales de los profesionales, la inexistencia o insuficiencia de asistencia especializada (psiquiatra), espacio físico inapropiado para la atención de las familias entre otras. Se concluye que la satisfacción del usuario se constituye en un importante indicador de la evaluación de servicios, tomándose en consideración variables que puedan influenciar en las respuestas de los usuarios, como su nivel educacional y situación socio económica. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Serviços de saúde pt_BR
dc.subject Saúde mental pt_BR
dc.subject Servicios de Salud pt_BR
dc.subject Salud Mental pt_BR
dc.subject Enfemería pt_BR
dc.title Satisfação das famílias usuárias em relação aos serviços que atendem situações de violência intrafamiliar pt_BR
dc.title.alternative Satisfacción de las familias usuarias en relación a servicios que atienden situaciones de violencia intrafamiliar pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EENF - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record