Show simple item record

dc.contributor.author Esperança, Joice Araújo
dc.contributor.author Dias, Cleuza Maria Sobral
dc.date.accessioned 2011-11-04T10:13:41Z
dc.date.available 2011-11-04T10:13:41Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation ESPERANÇA, J. A.; DIAS, C. M. S.. Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes. Revista Educação, Santa Maria, v. 33, p. 191-206, 2008. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/27/39>. Acesso em: 03 Novembro 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 0100-8307
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1315
dc.description.abstract No cenário contemporâneo, as relações que as crianças constroem no seu cotidiano passaram a ser intermediadas pelas experiências vividas via comunicação televisiva. Em razão disso, podemos afirmar que a mídia excede os limites do entretenimento, constituindo-se em um importante elemento formador, devido ao papel que desempenha no processo de educação. Com esse propósito, a mídia televisiva, a partir de um formato homogeneizante de programação infantil, leva crianças de várias partes do mundo a assistirem aos mesmos desenhos animados e às mesmas campanhas publicitárias. Sendo assim, passa a construir modos de ser infantil, ao interferir na maneira de pensar, sentir e desejar, nas formas de relacionamento e na construção de conceitos e valores. Nesta direção, enfocando a mídia televisiva como espaço de aprendizagem, este artigo apresenta a pesquisa desenvolvida com um grupo de crianças, com o objetivo de investigar as interações que os telespectadores infantis estabelecem com as produções televisivas. Ao identificarmos brincadeiras, desenhos e narrativas orais e escritas privilegiadas pelas crianças, constatamos que elas constroem concepções de natureza, gênero, violência e consumo sob influência dos desenhos animados e seriados, aos quais elas têm acesso. Neste texto, em especial, destacamos as reflexões suscitadas a respeito do consumo e da construção de saberes específicos entre as crianças, intermediados pelo acesso à propaganda e aos personagens das produções televisivas. Ao final, consideramos que pensar as infâncias no contexto da contemporaneidade requer considerar o predomínio da linguagem visual e o papel das corporações da mídia nas experiências extra-escolares das crianças. pt_BR
dc.description.abstract In the contemporary scenario, the relationship which children build in their everyday lives became mediated by experiences obtained via television communication. It means that media exceeds the limits of entertainment, being an important educational element due to its role in the educational process. With this purpose the television media, based on a homogenizing format of programs for the infant, leading children from different parts of the world to watch the same cartoons and publicity campaigns. Therefore it constitutes manners of being children, interfering in the way of thinking, feeling and desires, in the relationship styles and in the concept and the value building process. Considering television media as a learning environment, this article presents a research carried out with a group of children, aiming at the investigation of the interactions that infant viewers establish with the television productions. In identifying plays, drawings, oral and written narratives privileged by children, it was observed that children build conception of nature, gender, violence and consumption under the influence of cartoons and sitcoms to which they have access. In this text, we highlight the generated reflections about consumption and specific knowledge building among children, which are mediated by the access to propaganda and to personages of television productions. Finally, we consider that thinking of infancies in the contemporary context requires consideration of the predominance of visual language and the role of media corporations in the extra-school experiences. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Mídia Televisiva pt_BR
dc.subject Espaços de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Culturas e Infâncias pt_BR
dc.subject Television Media pt_BR
dc.subject Learning Environments pt_BR
dc.subject Cultures and Infancies pt_BR
dc.title Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes pt_BR
dc.title.alternative From plural infancies to a single infancy: medias, consumption relationships and the knowledge building pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics