Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor

Silva, Dayse Melo da Silva; Molon, Susana Inês; Ança, Caroline da Silva; Alves, Juliane de Oliveira

Abstract:

Este artigo pretende enfocar as experiências vivenciadas por um grupo de professoras dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio Grande/RS, que participaram do curso de formação continuada “Oficinas Estéticas: atividade criadora e prática pedagógica”. No presente texto será destacada a oficina intitulada: “corpos que expressam sentimentos e constituem gênero”. O trabalho tem o intuito de refletir acerca dos sentimentos e signos que expressam e imprimem marcas do corpo, os quais contribuem para a constituição do ser professor e influenciam na sua prática pedagógica. A perspectiva teórica que fundamenta este estudo está baseada na abordagem sócio-histórica vinculada a alguns autores contemporâneos que discutem a questão da corporeidade. As oficinas foram analisadas com base na abordagem microgenética, que está inscrita numa interpretação histórico-cultural e semiótica dos processos humanos, analisando minuciosamente as interações sociais dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados evidenciam que a noção de corporeidade está vinculada aos corpos sem movimento, que precisam ser controlados e moldados, seguindo um padrão definido pela sociedade.

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