Show simple item record

dc.contributor.author Freitas, Fabrício Monte
dc.contributor.author Silva, João Alberto da
dc.contributor.author Oliveira, Ricardo Rios
dc.date.accessioned 2011-11-17T07:40:38Z
dc.date.available 2011-11-17T07:40:38Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation SILVA, João Alberto da ; OLIVEIRA, Ricardo Rios ; FREITAS, Fabricio Monte . Formação inicial de professores de matemática: os estágios supervisionados e as histórias de vida. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 5, p. 1-10, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2010v5n1p61>. Acesso em: 16 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1369
dc.description.abstract Muitos alunos da licenciatura em Matemática têm ingressado no curso sem qualquer experiência de ensino em sala de aula. Para estes estudantes, o primeiro momento de exercício da docência se dá durante o estágio supervisionado. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de refletir a respeito da influência das práticas docentes durante a formação inicial dos professores que nunca haviam entrado em sala de aula antes do estágio. Utilizamos a metodologia das Histórias de Vida para produzir uma escrita cooperativa que evidenciou as principais marcas deixadas pelo estágio na constituição da professoralidade dos sujeitos entrevistados. Identificamos que a consciência do inacabamento, a aquisição dos saberes de experiência e a construção da identidade são marcas que surgem durante este momento de constituição do ser professor. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Estágios supervisionados. pt_BR
dc.title Formação inicial de professores de matemática: os estágios supervisionados e as histórias de vida pt_BR
dc.title.alternative Initial training of teachers of mathematics: supervised the stages and life Stories pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.5007/1981-1322.2010v5n1p61 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record