Show simple item record

dc.contributor.author Silva, João Alberto da
dc.date.accessioned 2011-11-17T07:51:09Z
dc.date.available 2011-11-17T07:51:09Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation SILVA, J. A.. Aspectos psicológicos do raciocínio lógico-matemático na geometria plana: um estudo sobre as influências dos conteúdos na construção da inteligência. Inter-ação, v. 35, p. 101-130, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/13142/8537>. Acesso em: 16 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1373
dc.description.abstract O ensino da geometria plana nas séries finais do Ensino Fundamental é, muitas vezes, desprovido de sentido. Os professores optam por práticas pedagógicas que se fundamentam em algoritmos, sem preocuparem-se com os processos mentais que estão envolvidos na construção do pensamento geométrico. Essa pesquisa vale-se da Epistemologia Genética para investigar como adultos que frequentaram a escola e obtiveram êxito no ensino de geometria elaboram significações a propósito de problemas que envolvem o cálculo da área e do perímetro de figuras planas. Os dados indicam que a totalidade dos entrevistados é capaz de realizar o cálculo através do algoritmo, mas muito poucos apresentam explicações elaboradas. Os modelos de significação são os mais variados e dirigem-se de um pensamento baseado exclusivamente na percepção até a explicação logicomatemática dos conceitos envolvidos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Epistemologia Genética pt_BR
dc.subject Modelos de Significação pt_BR
dc.subject Pensamento Lógico-matemático pt_BR
dc.title Aspectos psicológicos do raciocínio lógico-matemático na geometria plana: um estudo sobre as influências dos conteúdos na construção da inteligência pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record