Show simple item record

dc.contributor.author Silva, João Alberto da
dc.date.accessioned 2011-11-18T04:57:47Z
dc.date.available 2011-11-18T04:57:47Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation SILVA, João Alberto da. Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações. da percepção ao pensamento operatório. Educação Matemática Pesquisa, v. 9, p. 293-317, 2007. Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos/edmat/editorialre_v922007.html>. Acesso em: 17 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1376
dc.description.abstract Nota-se que o cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não só o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. Esta pesquisa investiga os modelos explicativos que são elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. O estudo realizado evidenciou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolve cálculo com frações. Os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo. pt_BR
dc.description.abstract We note that calculation with fractions is one of the most feared school contents, although it is used throughout the school life and in areas other than Mathematics, like Physics, Chemistry and Biology. This research investigates the explanatory models that are prepared by adolescents and adults about problems involving fractions. The study showed that only a small part of the interviewees is capable of producing a complete explanation for a problem that involves calculation with fractions. The other explanations are partial or incorrect, based on perception and on the misunderstanding of the relationship part / whole. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Frações pt_BR
dc.subject Epistemologia genética pt_BR
dc.subject Modelos explicativos pt_BR
dc.subject Fractions pt_BR
dc.subject Genetic Epistemology pt_BR
dc.subject Explanatory models pt_BR
dc.title Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record