Show simple item record

dc.contributor.author Fersula, Michele Gonçalves
dc.contributor.author Silva, João Alberto da
dc.date.accessioned 2011-11-18T22:16:04Z
dc.date.available 2011-11-18T22:16:04Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation FERSULA, Michele Gonçalves ; SILVA, João Alberto da . Análise das atividades práticas em cursos de formação de professores para o Ensino de Ciências Naturais. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA QUALITATIVA, 9., 2010, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio Grande: EdiGraf, 2010. Disponível em: <http://www.ceamecim.furg.br/ix_pesquisa/trabalhos/127.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1392
dc.description.abstract Este projeto de pesquisa busca identificar qual (ou quais) modelo pedagógico se faz presente nas atividades práticas dos cursos de licenciatura em Ciências Naturais. A forma com que estas práticas são planejadas e desenvolvidas é fundamentada, mesmo que inconsciente, por um suporte epistemológico. Entende-se que através da análise destas aulas tais concepções tornam-se visíveis. De acordo com Fernando Becker (2001), os estudos epistemológicos abrangem três concepções de como se concebe o conhecimento, são elas: o empirismo, apriorismo e construtivismo. O empirismo é uma teoria que parte do princípio de que o objeto é o elemento detentor do conhecimento e o sujeito é desprovido do saber. A teoria apriorista parte da hipótese de que o sujeito é o detentor do conhecimento e o objeto auxilia no despertar desse saber. O construtivismo é a teoria epistemológica que defende a ideia de que tanto o sujeito quanto o objeto são elementos conhecedores. Estas concepções epistemológicas se desdobram em três modelos pedagógicos. Estes apresentam uma relação ensino/aprendizagem. O modelo diretivo baseia-se em uma epistemologia empirista. O aluno só aprende por meio da transmissão do conhecimento. O professor fica imbuído da tarefa de difundir o conhecimento acumulado entre os alunos. O segundo modelo pedagógico, o não-diretivo é fundamentado em uma concepção epistemológica apriorista. Neste caso o educando já trás consigo um conhecimento e cabe ao professor despertá-lo. O terceiro modelo pedagógico, relacional, segue a epistemologia construtivista. Nesta concepção é estabelecida uma relação entre professor e aluno. Neste contexto, tanto o educador quanto educando têm certo conhecimento que é indispensável para a construção de novos conceitos. A hipótese formulada é de que o uso da pedagogia diretiva, mesmo que ultrapassada persista na ação docente, porém, o modelo pedagógico não-diretivo, por ser mais difícil de ser posto em prática é pouco utilizado. E a pedagogia relacional assim como a diretiva está presente na atividade docente, porém menos frequente do que aquela. Partindo desta hipótese tem-se o seguinte problema de pesquisa a investigar: Quais os modelos pedagógicos e epistemológicos existem nas atividades práticas dos cursos de licenciatura em Ciências Naturais? Para esclarecer este problema, será feito uma pesquisa qualitativa que consiste no desenvolvimento de duas etapas. A primeira, de caráter descritivo, busca coletar o maior número de informações que subsidiem a interpretação das atividades práticas. Desta forma, o pesquisador observará o ambiente da pesquisa para recolher informações descritivas, de pessoas, do ambiente, de acontecimentos, e de imagens que possam vir a contribuir para a averiguação do problema em questão. Será feito também entrevistas com professores e aluno como forma de identificar as percepções dos sujeitos envolvidos na pesquisa, além da interpretação de como ocorre o desenvolvimento dos conteúdos. De acordo com Cesar Coll (1986) os conteúdos são divididos em conceituais (o que devemos saber) atitudinais (como devemos agir) e procedimentais (como devemos fazer). A outra etapa da pesquisa tem um caráter reflexivo, no qual todas as informações reunidas ao longo das observações serão interpretadas e posteriormente confrontadas com aquilo que está presente em bibliografias que tratam do assunto. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Epistemologia pt_BR
dc.subject Pesquisa qualitativa pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.title Análise das atividades práticas em cursos de formação de professores para o Ensino de Ciências Naturais. pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Trabalhos apresentados em eventos
  • Show simple item record