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dc.contributor.author Tavares, Claudia Moraes Silveira
dc.contributor.author Brandão, Claudia Mariza Mattos
dc.contributor.author Schmidt, Elisabeth Brandão
dc.date.accessioned 2011-11-30T03:41:19Z
dc.date.available 2011-11-30T03:41:19Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation TAVARES, Claudia Moraes Silveira ; BRANDAO, Claudia Mariza Mattos ; SCHMIDT, Elisabeth Brandão . Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, p. 177-193, 2009. Disponível em: <http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/pea/v4n1/09.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1414
dc.description.abstract O artigo objetiva apresentar algumas aproximações entre Estética, Educação Ambiental (EA) e a Epistemologia da Complexidade de Edgar Morin, visando a contribuir para o entendimento da situação socioambiental vigente, na consideração de que as transformações dos valores éticos e estéticos modificam atitudes e comportamentos nas relações dos sujeitos com o meio ambiente. A Educação Ambiental, mais do que uma nova forma de pensar ou agir, representa a possibilidade de (res)significação e renovação do próprio pensamento/conhecimento humano. Nesse contexto, a Estética apresenta-se como elemento fundamental que viabiliza a compreensão sensível dos fatores culturais e sociais, possibilitando o surgimento de diferentes mentalidades e comportamentos. Tal abordagem propicia problematizarmos a questão a partir de sutis deslocamentos, como o poder poético e político de elementos institucionalizados, refletindo sobre as relações entre ética e estética, política e arte, na sociedade contemporânea. pt_BR
dc.description.abstract This article aims to present some approaches between Aesthetics, Environmental Education (EE) and Edgar Morin’s epistemology of complexity, willing to contribute to the understanding of the present socioenvironmental situation, considering that transformations of ethical and aesthetics values modify attitudes and behaviours in the relations between humans and environment. Environmental Education, more than a new way of thinking and acting, represents the possibility of resignifying and renewing human thought/knowledge. Aesthetics is an essential element that allows the sensitive comprehension of cultural and social factors and the appearance of different mentalities and behaviours. That understanding allows us to think the subject through smooth movements, like the poetic and political power of institutionalised elements, and therefore we can reflect on the relations between ethics and aesthetics, politics and art, in contemporary society. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Estética pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Complexidade pt_BR
dc.subject Aesthetics pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Complexity pt_BR
dc.title Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade pt_BR
dc.type article pt_BR


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