Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Maria de Fátima Santos da
dc.contributor.author Calloni, Humberto
dc.date.accessioned 2011-11-30T05:28:34Z
dc.date.available 2011-11-30T05:28:34Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation SILVA, Maria de Fátima Santos da; CALLONI, Humberto. Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 8, p. 226-232, 2008. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1325/609>. Acesso em: 22 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1809-3108
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1443
dc.description.abstract O presente trabalho tem como questão de fundo entender qual o papel da educação ambiental em um contexto de crise, nomeadamente, socioambiental em que estamos inseridos. Trata-se de resgatar a concepção de ambiente e de homem que acreditamos deve permear uma proposta de educação ambiental crítica e complexa. Nesse movimento é vital a contribuição das leituras de Edgar Morin, posto que o mesmo aprofunda a discussão acerca de questões ontológicas, epistêmicas e sociológicas fundamentais para o entendimento do momento presente e suas raízes históricas, ao elevar a complexidade ao status de paradigma. A educação ambiental precisa assumir o compromisso com criatividade, a crítica, a participação, a solidariedade para que cumpra seu papel de constituição de uma sociedade que se paute por valores outros, sonhos outros, possibilidades outras. pt_BR
dc.description.abstract The present work has as deep question of understanding which the paper of the environmental education in a crisis context, nominated, socio-environmental where we are inserted. It is treated to rescue the environment conception and of man who we believe it must permeate a proposal of critical and complex environmental education. In this movement the contribution of the readings of Edgar Morin is vital, rank that the same deepens the quarrel concerning ontological questions, knowledge and sociological basic for the agreement of the present moment and its historical roots, when leading the complexity the paradigm status. The necessary environmental education to assume the commitment with creativity, the critical one, the participation, solidarity so that it fulfills its paper of constitution of a society that based on other values, other dreams, other possibilities. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Complexidade pt_BR
dc.subject Ambiente pt_BR
dc.subject Ser humano pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Complexity pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Human being pt_BR
dc.title Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record