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dc.contributor.author Esperança, Joice Araújo
dc.contributor.author Dias, Cleuza Maria Sobral
dc.date.accessioned 2011-11-30T05:43:43Z
dc.date.available 2011-11-30T05:43:43Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation ESPERANÇA, Joice Araújo; DIAS, Cleuza Maria Sobral. Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantis. Educação, Santa Maria, v. 35, p. 533-546, 2010. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/2366/1430> Acesso em: 23 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1984-6444
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1448
dc.description.abstract Este artigo apresenta reflexões suscitadas por uma experiência investigativa acerca do consumo televisivo na infância. O referido estudo buscou conhecer as interações que as crianças estabelecem com as produções televisivas, identificando as aprendizagens construídas pelos telespectadores infantis ao se apropriarem de suas mensagens e conteúdos. Participaram da pesquisa 24 crianças, estudantes de uma escola da rede pública de ensino do município de Rio Grande. Sob a orientação dos pressupostos da abordagem qualitativa, foram realizadas observações, entrevista coletiva e organizadas situações de reflexão, debate e produção na sala de aula, focalizando o desenho animado Três Espiãs Demais e o seriado Power Rangers Força Animal, o que permitiu conhecer as interpretações do grupo a respeito dos seus enredos e personagens. Ao longo deste texto, em específico, problematiza-se o gênero como categoria de análise, evidenciando que as produções televisivas direcionadas às crianças constroem representações marcadas por oposições e dualismos, ensinando modos de ser menina e menino pautados em significados culturais hegemônicos. pt_BR
dc.description.abstract This article presents insights raised by an investigative experience concerning the television consumption in childhood. Such study aimed at learning the interactions established by children with such shows, identifying what is learned by them as viewers as they get the message and content from the media. Twentyfour children took part in this study, all of whom were students from public schools in the city of Rio Grande-RS. Under the orientation of qualitative approach’s assumptions, observations and interviews were carried out, in order to understand how the access to TV was processed within the family environment, as well as to find out the preferences of children concerning TV shows. As the study went on, reflective situations were proposed, debated and produced in the classroom, focusing on the cartoon Totally Spies (Três Espiãs Demais) and TV series Power Rangers Wild Force (Power Rangers Força Animal), which enabled us to unveil the interpretations of the group concerning to the plots and characters of such shows. Throughout the text, specifically, gender is focused as a category of analysis, highlighting that TV shows tailored to children build constructs based on oppositions and dualisms, teaching differentiated ways of being for girls and boys based on hegemonic cultural meanings. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Produções televisivas pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Representações de gênero pt_BR
dc.subject TV shows pt_BR
dc.subject Children pt_BR
dc.subject Gender representations pt_BR
dc.title Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos e seriados televisivos sob olhares infantis pt_BR
dc.title.alternative Boys versus girls: representations of gender in cartoons and TV series according to the children’s view pt_BR
dc.type article pt_BR


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