Show simple item record

dc.contributor.author Brandão, Aline Ferreira
dc.contributor.author Vargas, Vagner de Souza
dc.contributor.author Gomes, Giovana Calcagno
dc.contributor.author Pelzer, Marlene Teda
dc.contributor.author Lunardi, Valéria Lerch
dc.date.accessioned 2011-12-01T14:41:54Z
dc.date.available 2011-12-01T14:41:54Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation BRANDÃO, Aline Ferreira et al. Educação nutricional para idosos e seus cuidadores no contexto da educação em saúde. VITALLE, Rio Grande, v.22, n.1, p. 27-37, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/vittalle/article/view/1293/1080>. Acesso em: 15 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 2177-7853
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1551
dc.description.abstract Os profissionais cujo trabalho tem relação com a promoção da saúde, prevenção de doenças ou recuperação da saúde do idoso devem conhecer o processo nutricional dessa população como fenômeno influenciado por condições ambientais, sociais e psicológicas. O objetivo deste trabalho foi realizar uma reflexão teórica acerca da educação nutricional para idosos, através do processo de educação em saúde. Discutimos questões relacionadas à educação em saúde, educação nutricional e a educação nutricional para a população idosa e para seus cuidadores. Através da educação nutricional, os profissionais de saúde podem transcender seus conhecimentos técnicocientíficos para atuarem como educadores em saúde e multiplicadores de conhecimentos. A implementação de estratégias educativas possibilita a apreensão do idoso e/ou de seus cuidadores, como sujeito autônomo capaz de compreender suas necessidades nutricionais e adaptá-las a seus padrões culturais, preferências, disponibilidades alimentares e possibilidades financeiras promovendo mudanças no seu processo de viver, capazes de melhorar sua saúde e sua qualidade de vida. pt_BR
dc.description.abstract Professionals whose work is connected to health promotion, disease prevention and health recovery of older adults must know their nutritional process as a phenomenon which is influenced by environmental, social and psychological conditions. This study aims at carrying out a theoretical reflection on the nutritional education for older adults, as part of a health education process. We have discussed issues related to health education and nutritional education in general, besides nutritional education for older adults and their caregivers. Through nutritional education, health professionals can go beyond their technical-scientific knowledge in order to act as health educators and share knowledge with others. The implementation of educational strategies enables older adults and/or their caregivers to be regarded as autonomous subjects who are able to understand their nutritional needs and adapt them to their cultural patterns, preferences, food availability and financial conditions. As a result, they may promote changes in order to improve their health and quality of life. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação em Saúde pt_BR
dc.subject Educação Alimentar e Nutricional pt_BR
dc.subject Promoção à Saúde pt_BR
dc.subject Assistência Idosos pt_BR
dc.subject Health Education pt_BR
dc.subject Food and Nutritional Education pt_BR
dc.subject Health Promotion pt_BR
dc.subject Assistance to Older Adults pt_BR
dc.title Educação nutricional para idosos e seus cuidadores no contexto da educação em saúde pt_BR
dc.title.alternative Nutritional education for older adults and their care gives in the context of heath education pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EENF - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record