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dc.contributor.author Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
dc.contributor.author Freitas, André Luis Castro de
dc.date.accessioned 2011-12-29T21:42:24Z
dc.date.available 2011-12-29T21:42:24Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo; FREITAS, André Luis Castro de. As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 5., 2011, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão, 2011. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%202/PDF/Microsoft%20Word%20-%20AS%20PR%C1TICAS%20EDUCATIVAS%20A%20SERVI%C7O%20DA%20TRANSFORMA%C7%C3O%20SOCIAL.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1982-3657
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1650
dc.description.abstract Este artigo tem por objetivo problematizar as práticas educativas a serviço da transformação social, com vistas à sustentabilidade da vida. Dentro deste propósito busca-se compreender a crise ambiental para além de ações individuais de “cuidado” com a natureza, percebendo a relação de tal crise com o modelo civilizatório instaurado. A partir deste pressuposto, tendo como referência o pensamento de Antônio Gramsci intenta-se desvelar o papel do professor como agente de transformação social. A proposta tem por base evidenciar a necessidade da construção de uma educação que leve em conta as experiências pessoais concretas do coletivo. Acredita-se que inúmeras são as possibilidades de práticas educativas transformadoras, entre elas tem-se como potencial o ensino pela pesquisa, o qual é abordado neste ensaio. pt_BR
dc.description.abstract This article intends to discuss about educational practices in the service of social transformation towards sustainability of life. With this purpose think to understand the environmental crisis not as individual acts of "care" of nature, but noticing the relationship of such a crisis with the established model of civilization. Is referenced to the thought of Antonio Gramsci where the objective is to reveal the role of teachers as agents of social transformation. The proposal is based on evidence the necessity of building an education that takes into account the specific personal experiences of the collective. It is believed that there are countless possibilities for transforming educational practices, including how it has potential for education research, which is addressed in this essay. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Transformação social pt_BR
dc.subject Ensino pela pesquisa pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Social transformation pt_BR
dc.subject Teaching the research pt_BR
dc.title As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


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