Show simple item record

dc.contributor.author Henning, Paula Corrêa
dc.contributor.author Lockmann, Kamila
dc.date.accessioned 2012-01-03T20:32:56Z
dc.date.available 2012-01-03T20:32:56Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation HENNING, Paula Corrêa; LOCKMANN, Kamila. Provocações no campo da História: Nietzsche e Foucault pensadores do presente. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 10, n. 2, p. 113-120, mai./ago. 2010. Disponível em: <http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/1310/1629>. Acesso em: 01 dez. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1984-7114
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1674
dc.description.abstract O que é a história? Colocando-se a pensar sobre a escrita da história e os discursos que a constituem, impulsionamo-nos para a escrita desse texto. Gostaríamos de indagar o leitor acerca do seu entendimento sobre esse campo de saber e, sendo assim, provocar nosso próprio pensamento a elaborar outras possibilidades de criar a História da Educação. A partir de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault, apresentamos os rastros de uma História do Presente como possibilidade de criação para fazermos da história um campo de saber que resista ao retorno das origens, mas que se volta aos acidentes, aos percalços, aos desvios, às recorrências e às dispersões. Uma história que não tem a pretensão de buscar uma origem fundadora, nem mesmo desvendar a verdade que repousa em sua essência original. Pretendemos ainda evidenciar que a constituição da história é produzida por relações de poder que se atravessam, relações de força que são responsáveis pelos sentidos que atribuímos às normas, às regras, rompendo com o entendimento de que tais questões têm um signifi cado originário. Com isso, nosso texto tem como intencionalidade maior provocar o pensamento do historiador e anunciar as possibilidades de utilizar o conceito de história do presente em Nietzsche e Foucault como uma ferramenta produtiva para o campo de saber da História. Quem sabe com essa história provocativa possamos responder como nos tornamos aquilo que somos como sujeitos de saber e sujeitos de poder na atualidade, provocando nosso pensamento a pensar a história diferente do que se pensa e se tornar diferente do que se é. pt_BR
dc.description.abstract What is history? While thinking about the writings of history and the discourses that form it, I decided to start writing this text. I would like to enquire of the reader about his or her understanding of this fi eld of knowledge, thereby stimulating our own thinking in order to create other possibilities of creating the History of Education. Based on Friedrich Nietzsche and Michel Foucault, I present the traces of a History of the Present as an opportunity for us to make history a fi eld of knowledge which resists the return to the origins, but which looks at the accidents, the drawbacks, the defl ections, the recurrences and the dispersions. It is a history that neither claims to seek a founding origin nor to disclose the truth that lies in its original essence. I also seek to show that the constitution of history has been produced by relations of power that cut across each other; relations of strength that are responsible for the meanings we attribute to the norms and rules, moving away from the understanding that these issues have an embryonic meaning. The text was therefore written with the greater purpose of provoking the thinking of the historian, and announcing the possibilities of using the concept of history of the present in Nietzsche and Foucault as a productive tool for the fi eld of knowledge in History. Perhaps through this provocative history, we might be able to answer how we became what we are, as subjects of knowledge and subjects of power in the present, stimulating us to think of history in a different way, and to become different from what we are at present. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Campo de saber da História pt_BR
dc.subject História do presente pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Field of knowledge in History pt_BR
dc.subject History of the present pt_BR
dc.title Provocações no campo da História: Nietzsche e Foucault pensadores do presente pt_BR
dc.title.alternative Provocations in the fi eld of History: Nietzsche and Foucault, thinkers of the present pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics