Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Bárbara Tarouco da
dc.contributor.author Santos, Silvana Sidney Costa
dc.date.accessioned 2012-03-24T00:15:36Z
dc.date.available 2012-03-24T00:15:36Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation SILVA, Bárbara Tarouco da; SANTOS, Silvana Sidney Costa. Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG. Cogitare Enferm., v.12, n.1, jan./mar., p.82-88. 2007. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/view/8272/5783>. Acesso em: 26 dez. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1414-8536
dc.identifier.issn 2176-9133
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1976
dc.description.abstract A população idosa brasileira vem crescendo de forma acelerada trazendo a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente dos enfermeiros. Objetivou-se avaliar o ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado no Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS (FURG). Na coleta dos dados usou-se a entrevista gravada com o total de 26 alunos. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias:Conteúdos ministrados; Mudança de atitude quanto ao idoso após a realização da disciplina; Condições adquiridas ou não adquiridas no cuidado do idoso após a disciplina; Sugestões. A pesquisa mostrou-se uma ferramenta de avaliação para a disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica que foi inserida como disciplina obrigatória no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Departamento de Enfermagem da FURG, considerando-se que o objeto da Enfermagem é o ser humano, sendo este: criança, adolescente, adulto ou idoso. pt_BR
dc.description.abstract Brazilian aged population has been increasing fast, bringing about the need for health professionals’ qualification, specially nurses. This study objectified the teaching evaluation of the Gerontogeriatric nursing discipline. Qualitative research, casestudy type, performed by the Nursing Department of Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). During data collection, recorded interviews were used with a total of 26 students. Through the thematic analysis, the following categories emerged: I – Teaching Contents; II - Attitude change to aged people after the classes; III - Conditions acquired or not in elders’ care after the discipline; IV - Suggestions. The research revealed as an evaluation tool for the Gerontogeriatric nursing discipline, included as obligatory in the Pedagogical Political Project of the FURG´s Nursing Department, considering that the nursing object is the human being: child,adolescent, adult or aged. pt_BR
dc.description.abstract La población anciana brasileña viene creciendo de forma acelerada, trayendo la necesidad de la calificación de los profesionales de la salud, principalmente de las enfermeras. Este estudio tiene como objetivo evaluar la enseñanza de la disciplina Enfermería Gerontogeriátrica. Investigación cualitativa del tipo estudio de caso, realizada en el departamento de enfermería de la Fundación Universidad de Rio Grande/RS (FURG). En la colección de los datos se fue utilizada entrevista grabada con el total de 26 alumnos. A través del análisis temático surgieron las siguientes categorías: Contenido dado; Cambio de la actitud cuánto al anciano después de la realización de la disciplina; Las condiciones adquiridas o no adquiridas en el cuidado de las pernonas mayores después de la disciplina; Sugerencias. La investigación reveló una herramienta de la evaluación para la disciplina de Enfermería Gerontogeriátrica que fue insertada como disciplina obligatoria en el Proyecto Político Pedagógico (PPP) del departamento de enfermaría de la FURG, en vista de que el objeto del oficio de la enfermera es el ser humano, siendo éste: niño, adolescente, adulto o anciano. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Idoso pt_BR
dc.subject Formação profissional pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Aged pt_BR
dc.subject Professional formation pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Anciano pt_BR
dc.subject Formación profesional pt_BR
dc.title Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG pt_BR
dc.title.alternative Teaching evaluation of the gerontogeriatric nursing displine in the nursing graduation course at FURG pt_BR
dc.title.alternative Evaluación de laenseñanza de la disciplina enfermería gerontogeriátrica del curso de graduación en enfermeríade la FURG pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EENF - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record