Abstract:
Visando problematizar aspectos culturais da sociedade de consumo, o presente estudo parte do referencial teórico da chamada Escola de Frankfurt para a construção de aportes sobre os processos de formação cultural nas sociedades que se fundam na lógica capitalista. Tendo como campo empírico uma classe de alfabetização de uma escola pública do Município do Rio Grande/RS, optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, aproximando-a do conceito de pesquisa-ação, dada a condição de a pesquisadora ser professora titular do grupo envolvido. Com a finalidade de compreender como transparece no cotidiano deste grupo de crianças o processo de fetichização do objeto artístico, bem como de identificar os mecanismos de persuasão utilizados pela Indústria Cultural, a Música foi eleita como um recorte da realidade social, o que permitiu também que se levantassem algumas questões a respeito das presenças e ausências da Educação Musical nos currículos escolares oficiais. Ao longo deste estudo pudemos perceber que a Música é tão suscetível de utilização ideológica quanto qualquer outra expressão cultural. No contexto do trabalho de campo, o grupo de maneira geral deixou transparecer formas de pensar e agir que são fomentadas pelos seus meios de convívio, reforçando a idéia de identidade social. Como últimas considerações, salientamos a importância de estarmos em constante exercício reflexivo, a fim de não sucumbirmos aos processos de alienação produzidos pela própria Música.
Aiming to problematize cultural aspects of consumption society, the present study starts from the theoretical background of the Frankfurt School in order to build up subsides for the cultural formation process in societies based on capitalist rationale. Applied as empirical field, the study was carried out in an early literacy group in a local school from Rio Grande/RS, it was chosen a qualitative approach of research, narrowing it to the concept of research action, provided the condition that the researcher was the teacher of the group under study. So as to understand how the fetishization process of the artistic object takes place in the daily routine of this group of children, as well as to identify the persuasion mechanisms applied by the cultural industry, Music was selected as an outline of social reality, which enabled to raise questions in terms of presence and absenteeism of Musical Education in official school curriculum. Throughout this study, we were able to note that Music is prone not only to ideological application but also to any other cultural expression. In the context of field work, the group as a whole conveyed ways of thinking and acting which were encouraged by their ways of living, supporting the idea of social identity. As last considerations, we point out the importance of thinking over such matters constantly, in order not to surrender to alienation processes produced by Music itself.
Description:
Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2010.