Show simple item record

dc.contributor.author Tagliani, Dulce Cassol
dc.date.accessioned 2012-08-04T01:40:25Z
dc.date.available 2012-08-04T01:40:25Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation TAGLIANE, Dulce Cassol. O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 135-148, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n1/v11n1a08.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2275
dc.description.abstract Tendo como base teórica os estudos sobre os gêneros discursivos e a teoria da atividade, este texto aborda questões relativas ao uso do livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Verificamos a relação entre os agentes escolares e esse instrumento, focando as atividades de produção textual escrita, obtidas a partir de aulas observadas em uma escola pública do município de Rio Grande, RS. Observamos o uso desse material sob a ótica do Programa Nacional do Livro Didático e o conhecimento dos professores em relação ao LD. Verificamos ainda em que medida esse uso contribui para a formação da competência discursiva do aluno. Os resultados demonstram divergências quanto ao uso do livro didático como mediador do trabalho com a produção de textos, em função da (re)apresentação e (re)significação dos objetos de ensino que constituem a natureza discursiva do gênero LD de língua portuguesa. pt_BR
dc.description.abstract Based on theoretical studies of the genres and the theory of activity, this paper addresses issues relating to the use of textbooks in Portuguese. We found the relationship between school agents and this mediation instrument, focusing on production of written activities, obtained from classes in a public high school in Rio Grande, RS. The use made of this material was observed considering the evaluation presented by the National Textbook Program and the teachers’ knowledge about the textbook. We also observed how such use contributes to the development of students’ discursive competence. The results show that there are differences in the use of textbooks as a mediator of text production, depending mainly on the (re) presentation and (re)signification of the teaching objects that compose the discursive nature of the Portuguese textbook genre. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Portuguese pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject ext production. pt_BR
dc.title O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos pt_BR
dc.title.alternative The textbook as mediator instrument of learning-teaching process of Portuguese language: texts production pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record