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dc.contributor.author Tagliani, Dulce Cassol
dc.date.accessioned 2012-08-04T01:46:01Z
dc.date.available 2012-08-04T01:46:01Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation TAGLIANI, Dulce Cassol. O papel da escola no conflito linguagem e estruturas sociais. Linguagens & Cidadania, v. 1, p. 1-6, 2006. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/download/Artigos/L&C_1S_06/DulceL&C2006.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2278
dc.description.abstract Neste artigo, pretendemos estabelecer uma relação entre problemas que envolvem o ensino de língua materna no Brasil e aspectos discriminatórios relacionados às diferentes variedades lingüísticas que coabitam na sociedade. Discutimos, então, que a escola parece não considerar os diferentes usos da linguagem em diferentes contextos de interação e continua voltada para a fragmentação, compartimentação e descontextualização da linguagem e do conhecimento. Nesse sentido, numa sociedade onde as relações são bastante assimétricas, a escola se apresenta como uma instituição que mantém a distância entre dominados e dominadores, ocasionando o fracasso escolar de alunos cuja produção lingüística não é legitimada pela escola, em função da posição que ocupam na estrutura das relações de força simbólica que refletem as relações de forças materiais que estruturam a sociedade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.title O papel da escola no conflito linguagem e estruturas sociais pt_BR
dc.type article pt_BR


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