-
-
Radünz, Karine
(2019)
O estudo é uma pesquisa qualitativa com enfoque na fenomenologia hermenêutica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o objetivo central ...
-
-
Neves, Camila Ferreira Pinto das
(2012)
Com intuito de promover uma discussão sobre os cursos de graduação em Ecologia no
Brasil, esta dissertação se propôs a investigar e compreender as abordagens ecológicas
que sustentam os projetos pedagógicos dos cursos ...
-
-
Brum, Indira Saad
(2014)
A escrita que apresentamos teve início a partir de um movimento de pesquisa que pretendia acessar travestis que se prostituiam. Nessa busca por elas, um novo elemento se colocou como potente para esse estudo. Referimo-nos ...
-
-
Lemos, Michele Veleda
(2012)
Este trabalho refere-se à pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo justifica-se por notarmos que o ensino de ...
-
-
Borges, Daniele Simões
(2013)
Nesta dissertação, investigamos as inovações no ensino e a organização do ensino inovador no contexto da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. A pesquisa, de natureza qualitativa, epistemologicamente fundamentada na ...
-
-
Calixto, Vivian dos Santos
(2013)
Esta pesquisa apresenta algumas compreensões acerca da constituição de licenciandos formandos ao longo do processo de produção de pesquisa, na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia1, do Curso de Química ...
-
-
Schwantes, Lavínia
(2015)
A ciência, alicerçada por seu método, suas técnicas, suas demonstrações e suas descobertas, desde sua emergência no século XVII, tem estado em pauta nas discussões sobre a produção do conhecimento. Por suas características ...
-
-
Moço, Priscila Pedroso
(2013)
O presente trabalho tem como principal objetivo investigar as compreensões de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Matemática da ...
-
-
Moraes, Maria Helena Machado de
(2013)
A Educação é importante para o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico que tanto o Brasil almeja. No entanto, para que essa autonomia se concretize, são necessárias políticas de consolidação e expansão ...
-
-
Nunes, Melissa Orlandin
(2014)
A neurociência, ao propiciar um melhor entendimento do funcionamento do cérebro,
tem sido objeto de interesse não só do meio acadêmico, sendo perceptível que
questões e curiosidades acerca desse tema costumam ser muito ...
-
-
Medeiros, Ana Laura Salcedo de
(2010)
Esta investigação é focada na reconstrução das teorias, da apresentação e resignificação
da sala de aula. A pesquisa foi elaborada pela narração da construção, do desenvolvimento, da aplicação e da reflexão de uma Unidade ...
-
-
Sassi, Juliana Saraçol
(2014)
A horta tem consolidado presença nas escolas urbanas e rurais, principalmente através da realização de projetos extracurriculares visando a Educação Ambiental e alimentar. Nesse sentido, objetivamos nessa pesquisa compreender ...
-
-
Moreno Rodriguez, Andrei Steveen
(2015)
Nas últimas décadas, o rápido desenvolvimento científico e tecnológico, gerou transformações notáveis para a humanidade e o planeta, esses avanços “por um lado trazem bem-estar social e, por outro, causam impactos sociais ...
-
-
Peixoto, Renata da Silva
(2014)
Esta pesquisa, de cunho quanti-qualitativo, se configura num processo de escrita-pensamento estruturado em três artigos. O primeiro movimento (artigo I) trata-se de uma pesquisa qualitativa. A amostra é composta por dez ...
-
-
Sá, Daiane Lemos de
(2015)
Esta pesquisa visa investigar quais informações o instrumento desenvolvido neste estudo pode fornecer a respeito do Letramento Estatístico de um determinado grupo de estudantes concluintes do Ensino Médio. Para elaborar o ...
-
-
Bartelmebs, Roberta Chiesa
(2012)
Esta dissertação tem como objetivo principal compreender o ensino de astronomia nos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, propomos a construção de uma Comunidade de
Prática em uma escola de Educação Básica do ...
-
-
Costa, Juliana Hartleben da
(2014)
O contexto educacional vivenciado hoje se defronta com debates significativos sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como as ...
-
-
Aizawa, Priscila
(2011)
Este trabalho é fruto de uma investigação acerca do Ensino de Ciências em uma instituição escolar brasileira constituída por uma identidade cultural japonesa. Buscou-se analisar como as crianças dos Anos Iniciais percebem ...
-
-
Flores, Juliana Artigas
(2018)
A pesquisa busca compreender como funciona o currículo das escolas não tradicionais (ENT). O termo ENT foi elaborado pelas autoras desta pesquisa, junto aos estudos de Barrera (2016). Este termo é utilizado para nomear ...
-
-
Pereira, Lara Torrada
(2019)
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação Científica: Implicações das Práticas Científicas na Constituição dos Sujeitos" e ...