Show simple item record

dc.contributor.author Longaray, Elisabete Andrade
dc.date.accessioned 2012-08-16T20:41:43Z
dc.date.available 2012-08-16T20:41:43Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation LONGARAY, Elisabete Andrade. A aprendizagem de inglês em sala de aula de língua estrangeira em escola pública no Brasil e o mito da importância da língua estrangeira. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 81, p. 47-59, ago. 2009. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1558/1259>. Acesso em: 13 ago. 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2384
dc.description.abstract O presente artigo explora pesquisas recentes que dão conta de questões identitárias no campo da Aquisição de Segunda Língua (ASL). Após uma breve introdução na qual a autora revela sua própria experiência enquanto aprendiz e professora de língua inglesa, este artigo discute uma série de estudos que têm caráter seminal para a pesquisa do ensino de Língua Estrangeira em sala de aula no que diz respeito às questões de língua e identidade. Com base em dados gerados na pesquisa que realizou em 2005, a autora revela a ambivalência existente entre o discurso politicamente correto sustentado por grande parte dos aprendizes empenhados na defesa da importância da aprendizagem da língua inglesa e os diferentes movimentos de resistência apresentados por eles quando em situação real de sala de aula. pt_BR
dc.description.abstract The purpose of this article is to explore recent research related to identity and second or foreign language learning in English classrooms. After a brief introduction revealing the author’s own experience as a learner and a foreign language instructor, the article presents an overview of English instruction in Brazil from its origins to the present. Then, the article addresses recent studies which have been seminal in the field of Second Language Acquisition. Finally, the article reveals the ambivalence in terms of investment in second language acquisition, which is usually found alongside movements of resistance as demonstrated by the author (2005). pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Língua estrangeira pt_BR
dc.subject Aquisição de segunda língua pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Resistência pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Foreign language pt_BR
dc.subject Foreign languageacquisition pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.subject Resistance pt_BR
dc.title A aprendizagem de inglês em sala de aula de língua estrangeira em escola pública no Brasil e o mito da importância da língua estrangeira pt_BR
dc.title.alternative Learning English in public schools in Brazil and the myth of the importance of the English language pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record