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dc.contributor.author Sparemberger, Raquel Fabiana Lopes
dc.contributor.author Rammê, Rogério Santos
dc.date.accessioned 2012-09-03T17:07:09Z
dc.date.available 2012-09-03T17:07:09Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation SPAREMBERGER, Raquel Fabiana Lopes; RAMMÊ, Rogério Santos. Direitos humanos e ecocidadania: ambiente, risco e o despertar do sujeito ecológico. Direito e Justiça, Santo Ângelo, v. 11, n. 17, p. 73-92, 2011. Disponível em: <http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/direito_e_justica/article/view/713>. Acesso em: 30 ago. 2012. pt_BR
dc.identifier.issn 1676-8558
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2478
dc.description.abstract A moderna concepção de cidadania está intimamente atrelada ao valor ético universal da dignidade da pessoa humana. a dignidade da pessoa humana possui uma dimensão ecológica que extrapola a dimensão humana e o espaço temporal presente. uma das formas de se alcançar a concretude de da dimensão ecológica da dignidade humana dá-se pelo exercício de uma ecocidadania. o estudo da problemática ambiental, do risco e da necessidade de uma educação ambiental crítica, bem como da formação de uma consciência e de um sujeito ecológico, fomentador de um debate público sobre os problemas socioambientais, é premente. a educação ambiental é apontada atualmente como forma de superação da crise que ameaça ecossistemas e seres vivos em geral, incluindo a própria vida humana. esta educação deve ser um meio de transformação social e, a partir daí, poderá incentivar transformações ambientais rumo à sustentabilidade. pt_BR
dc.description.abstract The modern concept of citizenship is closely tied to the universal ethical value of human dignity. the dignity of the human person has an ecological dimension that goes beyond the human dimension and the present timeline. one way of achieving the concreteness of the ecological dimension of human dignity gives up the pursuit of a ecological citizenship. the study of environmental issues, risk and the need for a critical environmental education, as well as the formation of a conscience and an ecological subject, a developer of a public debate on social and environmental problems is urgent. environmental education is currently indicated as a way of overcoming the crisis that threatens ecosystems and living beings in general, including human life itself. this education should be a means of social transformation and, thereafter, may encourage environmental changes towards sustainability. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Direitos humanos pt_BR
dc.subject Ecocidadania pt_BR
dc.subject Ambiente pt_BR
dc.subject Risco pt_BR
dc.subject Human rights pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Risk pt_BR
dc.title Direitos humanos e ecocidadania: ambiente, risco e o despertar do sujeito ecológico pt_BR
dc.title.alternative Human rights and ecological citizenship: environment, risk and the emergence of ecological subject pt_BR
dc.type article pt_BR


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