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dc.contributor.advisor Lunardi, Valéria Lerch
dc.contributor.author Corrêa, Luciara Bilhalva
dc.date.accessioned 2012-09-18T19:43:40Z
dc.date.available 2012-09-18T19:43:40Z
dc.date.issued 2005
dc.identifier.citation CORRÊA, Luciara Bilhalva. A Educação Ambiental e os resíduos sólidos de serviços de saúde: a formação acadêmica. 2005. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2005. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2534
dc.description Dissertação(mestrado)- Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2005. pt_BR
dc.description.abstract Os resíduos sólidos de serviços de saúde representam uma fonte de degradação ambiental, pois quando gerenciados inadequadamente, oferecem risco potencial ao ambiente e à vida. A implantação de técnicas de gerenciamento de resíduos nas diferentes fontes geradoras da área da saúde, requer considerar os indivíduos que compõem estes ambientes, daí a relevância da educação ambiental como um princípio que considera o ambiente na sua totalidade, com vistas a articulação no processo de ensino, na construção de um sujeito com consciência ética, valores, cidadania e compromisso social. Com o objetivo de conhecer como vem ocorrendo o processo de formação do profissional da área da saúde, em relação ao fenômeno resíduos sólidos de serviços de saúde, foram realizadas vinte e uma entrevistas com diferentes sujeitos: coordenadores, docentes e estudantes de quatro cursos da área da saúde (Odontologia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Obstetrícia e Medicina) de uma Instituição Pública de Ensino Superior localizada na região sul do país e a análise documental dos projetos políticos pedagógicos destes cursos e de planos de ensino. A partir da análise de conteúdo dos dados, emergiram duas categorias: - “A formação para a abordagem dos resíduos sólidos de serviços de saúde numa perspectiva teórica”, enfocando como o conteúdo resíduos sólidos de serviços de saúde é previsto em planos de ensino e desenvolvido; carga horária; metodologia; corpo docente ministrante; e a localização destas disciplinas no quadro de seqüência lógica e; - “A formação para a abordagem dos resíduos sólidos de serviços de saúde no enfrentamento com a prática”, em que foram focalizadas como se deram as diferentes vivências práticas das etapas do manejo dos resíduos, como, geração, minimização, reciclagem, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, tratamento, destinação final. Os dados possibilitaram apontar a necessidade de uma reforma no ensino, a fim de incluir nos processos pedagógicos dos cursos novas compreensões como de integralidade, articulação, diálogo, problematização, de modo a preparar os futuros profissionais para a instrumentalização e para o enfrentamento da problemática da abordagem dos resíduos sólidos de serviços de saúde, com responsabilidade e comprometimento. pt_BR
dc.description.abstract Health services are a source of environmental degeneration. When they are ill- managed, are a potential risk to the environment and to life. Settling of techniques of management of wastes in the various sources in the health field requires to take into account the individuals that live in these environments, therefore environmental education is important as a principle that considers the environment as a whole, aiming at the learning process in the construction of an individual with ethic conscience, values, citizenship an social commitment. With the purpose of knowing how the formative process of professionals in the field of health has been put into practice, concerning solid wastes of health services, twenty one interviews were conducted with various persons: coordinators, teachers, and students of four programs in the field of health (Odontology, Veterinary Medicine, Nursery-Obstetrics, and Medicine) in a federal university located in Southern Brazil, and a documental analysis of political-pedagogical projects of these programs and their learning plans. As from the data content analysis, two categories arose: - “Formation for approaching of solid wastes of health services in a theoretical perspective”, focusing how the matter “solid wastes of health services” is set forth in learning plans and put into practice; time load; methodology; teaching staff, and location of these subjects in the sequential table, and; - “Formation for approaching solid wastes of health services when facing the practice”, focusing how the various and different practical appliances of phases of waste handling have happened, such as formation, minimizing, recycling, segregation, storing, picking-up, treatment, final deposition. Data made possible to point out the need of a change in learning, in order to include in the pedagogical process of programs new comprehensions such as of integrality, articulation, dialogue, problematization, for preparing future professionals for facing the problem of solid wastes of health services with responsibility and commitment. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Processo de formação pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos de serviços de saúde pt_BR
dc.subject Visão sistêmica pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Compromisso social pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Formative process pt_BR
dc.subject University learning pt_BR
dc.subject Solid wastes of health services pt_BR
dc.subject Systemic point of view pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Ethics pt_BR
dc.subject Social commitment pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.title A Educação Ambiental e os resíduos sólidos de serviços de saúde: a formação acadêmica pt_BR
dc.title.alternative Environmental Education and solid wastes of health services: the academic formation pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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