Visões de criança, história de adultos: uma leitura de Fault lines, de Nancy Huston

Pinho, Sara Maria Maio Ezedin

Abstract:

 
Fault Lines (2007) de Nancy Huston apresenta um novo caminho para os estudos no campo do entrecruzamento entre a história e a ficção. As duas formas narrativas intercambiam seus modos de lidar com o tempo, mas a infância ainda não fazia parte dessas correspondências. Nas narrativas de quatro crianças de seis anos da mesma família, porém, em épocas e lugares diferenciados, adentramos a história maior sob uma perspectiva infantil. De 2004 a 1945, o tempo presente se torna passado e as linhas de falha de cada personagem se tornam evidentes. Sol, Randall, Sadie e Kristina redimensionam a história dos adultos e revelam, através da ficção, uma nova forma de olhar o tempo pretérito.
 
Fault Lines (2007) by Nancy Huston introduces a new path for studies in the field of the exchanges between history and fiction. The two narrative-forms trade with each other their perspectives of time, but childhood was not part of this deal. Through the narratives of four six year-old children from the same family, however, at different times and places, we visit major history under a child’s eyes. From 2004 to 1945, the present time walks to the past and the fault lines of each character become evident. Sol, Randall, Sadie and Kristina present a different version for the historical events and show through fiction a new way of looking at the past time.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, 2010.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)