Show simple item record

dc.contributor.advisor Galiazzi, Maria do Carmo
dc.contributor.author Medeiros, Ana Laura Salcedo de
dc.date.accessioned 2012-11-09T17:07:53Z
dc.date.available 2012-11-09T17:07:53Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation MEDEIROS, Ana Laura Salcedo de. Do que tudo é feito? tecendo-nos na narração de uma unidade de aprendizagem ciência, tecnologia e sociedade. 2010. 210f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2746
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Esta investigação é focada na reconstrução das teorias, da apresentação e resignificação da sala de aula. A pesquisa foi elaborada pela narração da construção, do desenvolvimento, da aplicação e da reflexão de uma Unidade de Aprendizagem (UA) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esta UA foi desenvolvida em duas turmas de 8ª série, durante o ano letivo de 2008, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Cidade do Rio Grande, RS - CAIC-FURG. A UA ―Do que tudo é feito?‖ com o tema gerador ―Telefone Celular‖ abordou as relações históricas, científicas e de consumo. O registro, num blog das atividades e do desenvolvimento da UA em sala de aula, foi analisado pelo princípio da análise textual discursiva (Moraes e Galiazzi, 2007) para constituir esta dissertação de mestrado. As categorias emergentes apontaram para a planejação, a problematização e a reflexão que entrelaçaram a Unidade de Aprendizagem a Educação Popular. A partir dos resultados da pesquisa, aponto sobre a importância de processos de formação permanente em que a prática do professor possa ser narrada e problematizada a fim de favorecer processos de reflexão e teorização sobre a sala de aula tecida ou tecendo o professor em rodas de formação. O enfoque CTS intensifica a compreensão da necessidade de transformação do modelo societário contemporâneo e por isso se coaduna com minhas apostas na educação popular. pt_BR
dc.description.abstract This investigation focuses on the comprehension of theories, and on the presentation and re-signification of classes. The research was carried out through the narrative of construction, development, application and reflection on a Learning Unit (LU) regarding Science, Technology, and Society (STS). This LU was developed in two groups of eighth graders at Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), in Rio Grande, RS - CAIC-FURG. The LU entitled ―What is everything made of?‖, whose theme was ―Mobile Phone‖, analyzed historical, scientific and consumerist relations. The comments, collected from a blog which registered the activities and the overall development of the LU under class, were analyzed in the light of Moraes and Galiazzi‘s textual discursive analysis (2007) to write this thesis. Emergent categories highlighted planning, problematization, and reflection, which have intertwined the Learning Unit and Popular Education. The results of the research emphasize the importance of inservice programs in which a teacher‘s practice can be narrated and problematized in order to enable reflection and theorization processes to happen, be it about the class which is interwoven or about the teacher who is interwoven in wheels of teacher‘s education. The focus on STS strengthens the comprehension of the need to transform the contemporary model of society. Therefore, it agrees with my bet on popular education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Unidade de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação Popular pt_BR
dc.subject Planejação pt_BR
dc.subject Problematização pt_BR
dc.subject Reflexão pt_BR
dc.subject Learning Unit pt_BR
dc.subject Popular Education pt_BR
dc.subject Planning pt_BR
dc.subject Problematization pt_BR
dc.subject Reflection pt_BR
dc.title Do que tudo é feito? tecendo-nos na narração de uma unidade de aprendizagem ciência, tecnologia e sociedade pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics