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dc.contributor.advisor Santos, Silvana Sidney Costa
dc.contributor.author Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida
dc.date.accessioned 2012-12-06T03:08:44Z
dc.date.available 2012-12-06T03:08:44Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation HAMMERSCHMIDT, Karina Silveira de Almeida. Gerontotecnologias para o ensino educativo direcionadas ao idoso: cuidado de enfermagem complexo. 2011. 171f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2942
dc.description Tese(doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, 2011. pt_BR
dc.description.abstract A proposta de pesquisa teve como alicerce o cuidado de enfermagem complexo e a interdisciplinaridade, sendo o eixo central o ser humano idoso. Focalizando-se na gerontotecnologia educativa como instrumental para o repensar o ensino educativo no cuidado de enfermagem ao idoso. A tese é apresentada pelas assertivas: os docentes do curso de enfermagem apresentam-se potencializados para o ensino do cuidado de enfermagem com a co-construção do cuidado mediante utilização de gerontotecnologias educativas. Os enfermeiros formados com o ensino da graduação potencializado pela utilização de gerontotecnologias educativas apresentam diferencial no cuidado de enfermagem ao idoso com doença crônica não-transmissíveis. O objetivo do estudo foi co-construir com os docentes do curso de enfermagem da Universidade do Pampa potencialização do cuidado de enfermagem ao idoso com doença crônica não-transmissível. Trata-se de pesquisa fundamentada na epistemologia da complexidade, referenciando-se no pensamento de Edgar Morin. A orientação metodológica aproximou-se da pesquisa-interação, baseada na pesquisa-ação sistematizada por Renè Barbier. A pesquisa foi realizada na cidade de Uruguaiana, na Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Participaram nove integrantes do Curso de Enfermagem, como sujeitos coletivos. Os docentes selecionados foram aqueles envolvidos com as disciplinas que se relacionam com as gerontotecnologias educacionais, cuidado de enfermagem ao idoso com doença crônica não-transmissíveis, educação em saúde ou que mostraram interesse em participar da investigação. Foram respeitados os preceitos éticos em todas as etapas da pesquisa, sendo que o projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande e da Universidade Federal do Pampa. Como resultados obteve-se três temas emergentes de pesquisa: 1) Tecnologias educacionais para o cuidado de enfermagem; 2) Promoção da saúde do idoso com doença crônica não transmissível; 3) Adesão ao autocuidado do idoso com doenças crônicas não transmissíveis. O desenvolvimento de aptidão nos estudantes e professores de enfermagem para contextualizar e globalizar os saberes envoltos na temática dos idosos torna-se essencial para o ensino educativo. O pensamento unificador expressado nesta concepção abre-se de si mesmo para o contexto dos contextos: o ensino educativo na vida do idoso com doença crônica não transmissível. A utilização de tecnologias educacionais propõe diminuir a disjunção entre as partes, aumentando a capacidade para responder aos desafios do cuidado de enfermagem junto aos idosos na complexidade da vida. pt_BR
dc.description.abstract The proposed research was the foundation of nursing care complex and interdisciplinary, with the central axis of the human elderly. Gerontologia focusing on education as instrumental to rethink the teaching education in nursing care to the elderly. The thesis is presented by assertions: the teachers of nursing have leveraged themselves to the teaching of nursing care with the co-construction of care through the use of educational gerontotecnologias. The trained nurses with undergraduate teaching enhanced by use of educational gerontotecnologias present differential in nursing care to the elderly with chronic non-communicable diseases. The aim of the study was co-build with the teachers of nursing at the University of Pampa empowerment of nursing care to the elderly with chronic non-transferable. This research is based on an epistemology of complexity, referring to the thought of Edgar Morin. The methodological orientation approached the research interaction, based on systematic action research by Rene Barbier. The survey was conducted in the city of Uruguaiana, Federal University of Pampa, Uruguaiana campus. Participated in nine members of the Nursing Course, as collective subjects. The teachers selected were those involved with the disciplines that relate to gerontotecnologias education, nursing care to the elderly with chronic non-communicable diseases, health education or who have shown interest in participating in the investigation. Ethical principles were respected at all stages of research, and the project was approved by the Ethics Committee in Research and Federal University of Rio Grande and the Federal University of Pampa. As a result we obtained three emerging themes of research: 1) educational technology of nursing care, 2) Promoting the health of elderly with chronic non-communicable disease; 3) Adherence to self-care of the elderly with chronic diseases. The development of skills in nursing students and teachers to contextualize and globalize knowledge wrapped in the theme of the elderly is essential for teaching education. The unifying thought expressed this view opens itself to the context of contexts: teaching in the educational life of the elderly with chronic non-transferable. The use of educational technology proposes to reduce the disjunction between the parties, increasing capacity to meet the challenges of nursing care among the elderly in the complexity of life. pt_BR
dc.description.abstract La investigación propuesta fue la base de los cuidados de enfermería complejo e interndisciplinario, com el eje central del ser humano de edad avanzada. Gerontotecnologia centrado em La educación como um instrumento para repensar La enseñanza de La educación em El cuidado de enfermería a los ancianos. La tesis ES presentada por La afirmaciones: los profesores de enfermería se han aprovechado para La enseãnza de los cuidados de enfermería com La co-construcción de La atención mediante El uso de gerontotecnologias educativos. El personal de enfermería entrenado com La docência de pregrado reforzada por El uso de gerontotecnogias educación diferencial presente en los cuidados de enfermería a los ancianos con enfermedades crônicas no tranmisibles. El objetivo Del estúdio fue co-construir con los professores de enfermería em La Universidad de Pampa potenciación de los cuidados de enfermería a los ancianos con enfermedades crônicas no transmisibles. Esta investigación se basa en uma espistemología de La complejidad, em referencia al pensamiento de Edgar Morin. La orientación metodológica se acerco a La interacción entre La investigación, sobre La base de La investigación-acción sistemática de René Barbier. La ecuesta se realizo em La ciudad de Uruguaiana, Universidad Federal de Pampa, campus de Uruguaiana. Participó em nueve miembros Del Curso de Enfermería, como sujetos colectivos. Los profesores seleccionados fueron aquellos relacionados con las disciplinas que se relaciona com La educación, gerontotecnologias, cuidados de enfermería a los ancianos com enfermedades crônicas no transmisibles, educación para La salud o que han mostrado interes en participar en La investigación. Los princípios éticos fueron respetados em todas las etapas de La investigación, y El proyecto fue aprobado por El Comité de Ética em investigación de La Universidad Federal de Rio Grande y La Universidad Federal de Pampa. Como resultado se obtuvieron três temas emergentes de investigación: 1) La tecnolgía educativa para El cuidado de enfermería, 2) Promoción de La salud de los ancianos con enfermedades crônicas no transmisbles enfermedad, 3) La adhesión a La auto-cuidado de los ancianos com enfermedades crónicas. El desarrollo de habilidades em los Estudiantes de enfermería y profesores para contextualizar y globalizar El conocimiento evuelto en El tema de La tercera edad ES esencial para La enseñanza de La educacioón. El pensamiento unificador expresado este punto de vista se abre hacia El contexto de contextos: La enseñanza en La vida educativa de las personas mayores con enfermedades crônicas no transmisibles. El uso de La tecnologia educativa se propone colmar La brecha entre las partes El aumento de La capacidad para afrontar los retos de los cuidados de enfermería entre los ancianos em La complejidad de La vida. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Idoso pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Doença crônica pt_BR
dc.subject Promoção da saúde pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Elderly pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Cronic disease pt_BR
dc.subject Health promotion pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Ancianos pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.subject Enfermedad crónica pt_BR
dc.subject Promoción de la salud pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.title Gerontotecnologias para o ensino educativo direcionadas ao idoso: cuidado de enfermagem complexo pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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