Show simple item record

dc.contributor.advisor Cestari, Maria Elisabeth Carvalho
dc.contributor.author Arrieche, Tatiane Alonso
dc.date.accessioned 2013-01-10T17:31:13Z
dc.date.available 2013-01-10T17:31:13Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation ARRIECHE, Tatiane Alonso. A construção de um espaço para educação permanente em saúde: refletindo e problematizando a assistência de enfermagem. 2010. 93f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3083
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Acredita-se que a educação potencializa as relações entre os sujeitos e entre estes e o mundo, desta forma a percepção da realidade torna-se mais fidedigna e menos fantasiosa. Os processos educativos desenvolvidos no ambiente do trabalho podem, então, permitir que os sujeitos compreendam a realidade e assim desvelando-a. A presente investigação desenvolveu-se em uma unidade de clínica médica de um Hospital Universitário no extremo sul do Rio Grande do Sul. A pesquisa aprovada pelo comitê de ética da FURG foi desenvolvida com cinco enfermeiras que integram a equipe de enfermagem deste setor. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa e tem como objetivo construir um espaço de reflexão junto às enfermeiras da unidade de clínica médica, para problematização da assistência de enfermagem prestada. A escolha pela enfermeira aconteceu intencionalmente, por entender-se que esta é uma profissional que tem um grande perfil educador, característico de sua formação, abrangente interação com os diversos profissionais da equipe de saúde e ser responsável pelos serviços de enfermagem prestados. Os dados foram coletados em dois momentos distintos: primeiramente realizou-se uma entrevista individual, que foi a propulsora dos temas geradores para a organização da segunda etapa da coleta de dados; logo em seguida desenvolveram-se cinco encontros com as participantes. Adotaram-se os conceitos de Paulo Freire como referencial teórico e metodológico para o desenvolvimento deste estudo, bem como se buscou apoio nas diretrizes da Política de Educação Permanente em Saúde. Optou-se pela Análise de Discurso como método utilizado para análise final dos dados que emergiram dos encontros entre as enfermeiras. Assim foram elaboradas as seguintes categorias: A força do instituído e os deslizes de sentidos que propiciam a mudança. A partir desta pesquisa tornou-se claro a necessidade e importância de um processo educativo no trabalho que possa propiciar a reflexão acerca do fazer dos profissionais da saúde. pt_BR
dc.description.abstract It is believed that education empowers the relations among people and the relations between the people and the world. In this sense, the perception of the reality becomes more accurate and less fantasy. The educative processes developed in the work environment may allow the people could understand the reality and then they would be able to discover it. The present investigation was developed in medical clinic of a University Hospital in the South of Rio Grande do Sul. The research was approved by the Ethics committee of FURG and it was done with five nurses that belong to the nursing team of the clinic. The study is characterized by a qualitative research and aims to construct a space of reflection together with the nurses from the clinic about the assistance issues. We chose the nurse intentionally because we understand that she is a professional with great educative profile, that is a characteristic of her formation, full interaction with others professionals of the health team and for being responsible by the nursing services. The data was collected in two different moments: first, they got through an individual interview that proposed two generative themes for the organization of the second step; right after that, we did five meetings with the nurses. Concepts by Paulo Freire were adopted as theoretic and methodological reference for the development of this study and the support from the guidelines of Education Policy, as well. We opted by the speech analysis as the method used for the final data analysis that came up from the meetings among the nurses. In this way, the following categories were elaborated: the power of the nurse and the senses mistakes that allow the change. Parting from the research, it is clear the necessity and the importance of an educative process in the work that could allow a reflection around the health professionals. pt_BR
dc.description.abstract Se cree que la educación mejora la relación entre individuos y entre éstos y el mundo, por lo que la percepción de la realidad se vuelve más confiable y menos extravagante. Los procesos educativos desarrollados en el entorno de trabajo pueden permitir a los sujetos para comprender la realidad, y revelarla. Esta investigación se convirtió en una unidad de la clínica médica de un hospital universitario en el sur de Rio Grande do Sul. La comisión de ética de investigación del FURG aprobó el trabajo, este se desarrolló con cinco enfermeras que forman parte del personal de enfermería en este sector. El estudio se caracteriza por un trabajo cualitativo y tiene como objetivo construir un espacio de reflexión con las enfermeras de la clínica de la unidad médica para el problema relativo a los cuidados de enfermería. La elección de la enfermera que paso intencionalmente, porque entendemos que esta es una profesional que tiene un perfil educador muy característico de su formación, tiene una amplia interacción con diferentes profesionales en el equipo de atención de salud y es la persona responsable de los servicios de enfermería prestados. Los datos fueron recolectados en dos momentos diferentes: en primer lugar una entrevista individual, que fue la impulsora de los temas generadores para la organización de la segunda etapa de recopilación de datos, poco después, acorrerán cinco reuniones con los participantes. Abrazado los conceptos de Paulo Freire como un desarrollo teórico y metodológico de este estudio, así como el apoyo solicitado en las directrices de la Educación Permanente en Salud. Optó por el análisis del discurso como el método utilizado para el análisis final de los datos surgido de las reuniones entre el personal de enfermería. Así se establecieron las siguientes categorías: La fuerza de lo instituido y El deslizamiento de significado que proporcionan el cambio. De esta investigación se puso de manifiesto la necesidad y la importancia de un proceso de educación en el trabajo que puede promover la reflexión acerca de la realización de los profesionales de la salud. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação continuada pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Continuous education pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.subject La educación pt_BR
dc.subject Educación continua pt_BR
dc.title A construção de um espaço para educação permanente em saúde: refletindo e problematizando a assistência de enfermagem pt_BR
dc.title.alternative The construction of a space for permanent education in health: reflecting and questioning the nursing assistance pt_BR
dc.title.alternative La construcción de un espacio para la educación permanente en salud: reflexionar y cuestionar los cuidados de enfermería pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)
  • Show simple item record