Estudo comparativo de motores diesel marítimos através da análise de lubrificantes usados e engenharia de confiabilidade

Nogueira, Oberdan Carrasco; Real, Mauro de Vasconcellos

Abstract:

 
O estudo apresenta a comparação de desempenho operacional de motores de combustão principais de embarcações de suporte a plataformas de petróleo, utilizando dados de desgaste de componentes dos motores obtidos através das análises dos lubrificantes em operação nos mesmos e modelagem estatística do comportamento de falhas em função do tempo de operação dos equipamentos. Primeiramente efetuouse o estudo dos resultados das análises dos lubrificantes em uso nos motores, obtendo as distribuições de probabilidade dos tempos de falhas da vida para os motores dois-tempos e quatro-tempos. Após esta etapa, realizou-se a modelagem dos motores, utilizando Distribuição de Weibull e utilizando a técnica de Diagrama de Blocos, determinando o comportamento dos tempos de falhas de cada subsistema, e posteriormente, dos equipamentos, obtendo-se os correspondentes parâmetros das distribuições. De posse dessas informações, foram determinados os intervalos de tempo correspondentes a um nível requerido de confiabilidade, obtendo consequentemente intervalos ótimos para intervenções de manutenção preventiva.
 
The article shows the operational performance comparison between Diesel Marine Engines used as main propulsion systems of the Platform Supply Vessels, using information about the wear of the components of the engines, gotten through Predictive Analysis Database of the lubricant used in these engines, and applying the Statistical Methodology of the failures-time behavior related the lifetime them. Once, the study of the predictive lubricant analysis results in use in these engines was done, classifying them according behavior, origin and wear level, obtain failure-time behavior related the lifetime of the engines, using Weibull distribution. After, it was done, using the Blocks Diagram, the model of the engines through its components, getting the failure-time behavior for each component, end finally, for two-stroke and four-stroke diesel engine with its distribution parameters. With these information, for a reliability level required, has gotten the lifetime corresponding at this reliability level, and the optimal time for the preventive maintenance actions.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EE - Artigos Publicados em Periódicos