Efetivação do parto humanizado em hospitais de ensino do sul do Brasil: estratégias da gestão

Gonçalves, Bruna Goulart

Abstract:

 
Este estudo, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, tem como objetivo identificar as estratégias de gestores hospitalares para efetivação do parto humanizado em hospitais ensino e, a partir de uma revisão integrativa, visualizar o que há na produção científica envolvendo as questões estratégicas utilizadas por gestores de hospitais ensino para a implantação da humanização do parto. Os locais de estudo foram o Hospital Universitário, da Universidade Federal do Rio Grande–FURG, de Rio Grande/RS, e o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas–UFPEL, em Pelotas/RS. Os sujeitos foram cinco gestores das instituições envolvidas. Os dados utilizados neste estudo foram extraídos do instrumento aplicado aos gestores da pesquisa intitulada “Assistência Humanizada ao Parto de Adolescentes”. Para o tratamento dos dados foi utilizada a técnica de análise textual. Os resultados encontrados neste estudo mostraram, a partir da literatura, que se espera que o gestor, a partir do planejamento de suas ações seja capaz de proporcionar uma estrutura física adequada; respeite os direitos das parturientes; valorize os trabalhadores de saúde; crie estratégias para a redução das taxas de cesariana; elabore um protocolo no qual está descrito todo o processo do tipo de assistência desejada para a instituição. A partir do contexto investigativo, foi possível verificar que o planejamento estratégico é um instrumento eficaz na busca da otimização dos serviços de saúde, por ser um método com um espaço democrático cujos atores sociais envolvidos poderão assumir responsabilidades compartilhadas. Os gestores mostraram -se conscientes sobre a existência da Política de Humanização ao Parto e Nascimento preconizada pelo Ministério da Saúde e do papel que possuem para sua implantação, porém fazem referências às inadequações estruturais das instituições. Destaca-se a importância deste estudo em contribuir para a reflexão sobre o processo de trabalho que vem sendo desenvolvido para o alcance da humanização do processo de parturição nos contextos investigados, se estendendo também para outras instituições de ensino.
 
This study, a qualitative and exploratory study aims to identify strategies for hospital managers effectuation of humanized childbirth in hospitals and education, from an integrative review, see what's on scientific issues involving the strategic use by managers teaching hospitals for the implementation of the humanization of birth. The study sites were the University Hospital, Federal University of Rio Grande-FURG of Rio Grande / RS, and Teaching Hospital, Federal University of Pelotas - UFPEL in Pelotas / RS. The subjects were five managers of the institutions involved. The data used in this study were taken from the instrument applied to managers of research entitled "Humanized Childbirth Care for Adolescents." For data processing we used the technique of textual analysis. The results of this study showed, from the literature, it is expected that the manager, from the planning of your actions is able to provide an adequate physical infrastructure, respects the rights of pregnant women, enhances health workers, create strategies for reducing cesarean rates; develop a protocol is described in which the whole process of the type of assistance required for the institution. From the research context, we found that strategic planning is an effective tool in the quest for optimization of health services, as a method with which a democratic social actors may assume shared responsibilities. Managers showed they were aware of the existence of the Policy to Labor and Delivery Humanization recommended by the Health Ministry and the role they have for their deployment, but made reference to structural inadequacies of institutions. We emphasize the importance of this study contribute to the reflection on the work that has been developed to achieve the humanization of childbirth process in the contexts investigated, extending also to other educational institutions.
 
Este estudio, un estudio cualitativo y exploratorio con el objetivo de identificar estrategias para la efectivización del hospital gestores del parto humanizado en los hospitales y la educación, a partir de una revisión integradora, ver lo que hay sobre las cuestiones científicas que impliquen la utilización estratégica de gerentes hospitales docentes para la aplicación de la humanización del parto. Los sitios de estudio fueron el Hospital Universitario de la Universidad Federal de Rio Grande-FURG de Rio Grande / RS, y el Hospital Universitario de la Universidad Federal de Pelotas - UFPEL en Pelotas / RS. Los sujetos fueron cinco directores de las instituciones involucradas. Los datos utilizados en este estudio fueron tomados del instrumento aplicado a los directores de investigación titulado "La atención del parto humanizado para Adolescentes". Para el procesamiento de los datos se utilizó la técnica de análisis textual. Los resultados de este estudio mostraron, desde la literatura, se espera que el gerente, desde la planificación de sus acciones es capaz de proporcionar una infraestructura física adecuada, que respete los derechos de las mujeres embarazadas, trabajadores de la salud mejora, crear estrategias para la reducción de las tasas de cesárea; elaborar un protocolo en el que se describe todo el proceso del tipo de asistencia requerida para la institución. En el contexto de la investigación, se encontró que la planificación estratégica es una herramienta eficaz en la búsqueda de la optimización de los servicios de salud, como un método con el que unos actores sociales democráticos pueden asumir lasresponsabilidades compartidas. Los administradores mostraron que eran conscientes de la existencia de la Política de Humanización del Trabajo y Entrega recomendado por el Ministerio de Salud y el papel que tienen para su despliegue, pero hizo referencia a las deficiencias estructurales de las instituciones. Hacemos hincapié en la importancia de este estudio contribuyen a la reflexión sobre el trabajo que se ha desarrollado para lograr la humanización del proceso del parto en los contextos estudiados, que se extiende también a otras instituciones educativas.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, 2012.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)