Show simple item record

dc.contributor.author Karpinski, Lila Fátima
dc.contributor.author Adomilli, Gianpaolo Knoller
dc.date.accessioned 2013-09-18T15:25:19Z
dc.date.available 2013-09-18T15:25:19Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation KARPINSKI, Lila Fátima; ADOMILI, Gianpaolo Knoller. Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RS. Revista Eletrônica do Mestad em Educação Ambiental, v. 29, p. 02-18, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2756/1892>. Acesso em: 13 ago 2012. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3805
dc.description.abstract Este artigo trata de uma leitura do modo de vida e das percepções dos moradores do Bairro da Balsa, Pelotas/RS, em um contexto de conflitos socioambientais desencadeados pela criação do novo Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas. Esses conflitos, como os problemas de infraestrutura social e urbana, elucidam-nos acerca das mazelas deixadas pela ausência do poder público local, apontando para uma situação de periferia, envolvendo as condições de vida e territorialidade dos moradores. Diante desse contexto, neste artigo, busca-se uma reflexão sobre como os moradores percebem o seu lugar, conflitos socioambientais e o entendimento sobre educação ambiental. Essas questões estão diretamente ligadas a EA, uma vez que esta trata das relações entre o ser humano e o meio ambiente, permeado pelas relações culturais, políticas e econômicas. Para a realização deste trabalho utilizou-se a etnografia como metodologia de pesquisa. pt_BR
dc.description.abstract This article is about the ways of life and perceptions that the residents of Balsa district in Pelotas/RS had developed in the context of enviromental and social conflicts that were brought to light when the new campus of Universidade Federal de Pelotas was installed in their territory. those conflicts,suchas problems with social and urban infrastructure, show the absence of the local public power during this process and point out the periferic situation of their territoriality. this article aims to reflect on how the residents see their place in this conflicts as well as their understanding about environmental education. these issues are directly connected to environmental education, which his focused on the relationship between the human being and the environment through cultural, economic and politics processes. etnography was used as the main method to collect data during the research that produced this article. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Conflito socioambiental pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Percepção pt_BR
dc.subject Social and environmental Conflict pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Perception pt_BR
dc.title Educação ambiental: bairro da balsa e os conflitos socioambientais na criação do campus porto da UFPEL/RS pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record