Avaliação de aproveitamento no I curso de atualização em EA para o turismo marinho e costeiro (I CEAM)

Pedrini, Alexandre de Gusmão; Brotto, Daniel Shimada; Messas, Tatiana Pinto

Abstract:

 
A aplicação de avaliações em programas de Educação Ambiental é muitas vezes questionada, embora seja uma demanda permanente em muitas políticas educacionais. Assim como as aplicações da educação ambiental, são várias as abordagens utilizadas na avaliação de ações de educação ambiental (EA). Há poucos relatos sobre a avaliação de cursos de formação em EA. No Brasil, quase sempre é feita, pelo modelo quantitativo, baseado no confronto de pré / pós-testes obtidos por entrevistas estruturadas ou questionários. No presente estudo foram coletados dados a partir de questionários (pré-teste e pós-teste) preenchidos pelos alunos do I Curso de Atualização em EA para o Turismo Marinho e Costeiro (I CEAM), este trabalho visa avaliar a eficácia desse projeto, oferecido para funcionários municipais de secretarias da educação, ambiente e turismo de prefeituras costeiras do estado do Rio de Janeiro. O objetivo principal do projeto foi o de implementar uma alternativa sustentável para o turismo na região. O cronograma do curso foi distribuído por 30 horas de reuniões on-line e trabalho de campo, o conteúdo teórico consistiu em temas relacionados à biodiversidade marinha, educação ambiental, conservação da natureza e sustentabilidade. O trabalho de campo foi desenvolvido ao longo de uma trilha marinha no costão rochoso localizado entre as praias de João Fernandes e João Fernandinho em Armação dos Búzios, Rio de Janeiro - Brasil, onde os alunos aprenderam sobre o ecossistema de costão rochoso. Um questionário baseado em conceitos-chave foi aplicado antes e após o curso aos dezessete alunos, com idades entre vinte e cinqüenta anos, na maioria do sexo feminino, o nível de escolaridade variou do secundário ao mestrado e procediam principalmente de municípios costeiros do Norte e nordeste do Rio de Janeiro. A avaliação dos questionários sugere que o aproveitamento geral do curso não seja influenciado por estes parâmetros (idade, sexo, nível de escolaridade e origem), todos os alunos apresentaram um bom desempenho no pós-teste, em relação ao conteúdo teórico, mas foram poucos os avanços no reconhecimento da relevância e das infinitas interdependências entre os componentes dos ecossistemas marinhos. O reduzido número de participantes sugere pouco interesse por parte dos órgãos oficiais em capacitação dessa natureza.
 
Evaluation applied to Environmental Education (EEE) is often doubted, however it is a permanent demand in any educational activity and is required in many policies related to institutional education. Different approaches are used to evaluate the effectiveness of EE actions as there are various applications of environmental education. There are few reports on the evaluation of training courses in environmental education. In Brazil, it has been made, almostly, by the quantitative model, based on confrontation of pre / post-tests obtained by structured interviews or questionnaires. In the present study, we analyze the results of the I Marine environmental education course, this paper aims to evaluate the effectiveness of this project that was offered to Rio de Janeiro estate municipal officers of bureaus related to environment, education and tourism. The main purpose of the project is to implement a sustainable alternative for the tourism in the region. The course schedule was distributed among thirty hours of online meetings and field work; the theoretical contends comprised themes related to marine biodiversity; environmental education; nature conservancy and sustainability. The field work was developed along a marine track at the rocky shore located between João Fernandes and João Fernandinho beaches in Armação dos Búzios, Rio de Janeiro – Brazil, where the students learnt about the rocky shore benthic ecosystem. A key concept questionnaire was applied before and after the course to the seventeen students, aged between twenty and fifty years old, in the majority females, their study level varied from high school to master degree and they mainly come from municipalities of North and Northern Rio de Janeiro sea coast. The evaluation of the questionnaires suggested that the outcome results of the course are not influenced by these parameters (age, sex, education level and origin), all students presented a good performance in relation to theoretical contends in the post-test, but there are few advances in the recognition of the relevance and infinite interdependences among marine ecosystems components. Although this course was broadly divulgated, the insignificant number of participants; suggested a low interest of official bureaus in initiatives as the one presented here.
 

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