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dc.contributor.author Domiciano, Carlos Shiley
dc.date.accessioned 2013-09-25T20:11:19Z
dc.date.available 2013-09-25T20:11:19Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation DOMICIANO, Carlos Shiley. O capital social e a educação ambiental como elementos catalisadores de empoderamento em comunidades. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, v. 28, p. 304-318, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3132/1794>. Acesso em: Set 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 15171256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3886
dc.description.abstract Este trabalho visa apresentar o capital social e a educação ambiental como dois elementos que podem, por meio de seu emparelhamento, dar uma importante contribuição para o fortalecimento de ações desenvolvidas em comunidades que enfrentam dificuldades com problemas socioambientais. O capital social, quando combina atitudes de confiança e condutas de solidariedade das pessoas para a sua organização e a educação ambiental, ao propiciar o conhecimento da sua realidade, permitindo o exercício da cidadania e participação social. A junção desses marcos conceituais foi realizada mediante uma revisão bibliográfica e da análise do material didático do PROBIO – Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (UnB - Universidade de Brasília/MMA - Ministério do Meio Ambiente), a partir das quais possibilitou-se constatar que o capital social e a educação ambiental constituem-se em estruturas fundamentais para o empoderamento de grupos sociais menos assistidos. pt_BR
dc.description.abstract This paper aims to present the social capital and environmental education as two elements that can, through their pairing, make an important contribution to the strengthening of activities developed in communities that are struggling with socioenvironmental problems. The social capital, when combined with trust attitudes and solidarity behaviors of people for their organization and environmental education, by providing the knowledge of their reality, allowing the exercise of citizenship and social participation. The junction of these conceptual frameworks was conducted by a literature review and analysis of the PROBIO’s – Conservation and Sustainable Use of Brazilian Biological Diversity Project (UnB – University of Brasilia/MMA – Ministry of Environment) didatic material, from which we can observe that the social capital and environmental education are in critical structures to the empowerment of disadvantaged social groups. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Capital social pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Empoderamento pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Social capital pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Empowerment pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.title O capital social e a educação ambiental como elementos catalisadores de empoderamento em comunidades pt_BR
dc.type article pt_BR


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