A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia

Silva, Marilena Loureiro da

Abstract:

 
A implantação da Educação ambiental em todos os níveis de ensino é uma orientação legal que ainda se encontra distante de efetividade prática. No presente trabalho discute-se a presença de Educação Ambiental no Ensino Superior no Brasil, com ênfase para a análise dos dados de pesquisa realizada pela Rede Universitária de Educação Ambiental (RUPEA, 2005), e da experiência de inserção da Educação Ambiental no currículo do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, buscando a reflexão da seguinte questão: Como o cenário universitário se relaciona com a temática da Educação Ambiental em seu cotidiano em termos de constituição de saberes acadêmico-científicos que consigam se relacionar com a complexidade dos problemas socioambientais da contemporaneidade, capazes de geração de respostas a partir dos pressupostos da sustentabilidade. Trata-se de um estudo de caráter eminentemente qualitativo, sem descuidar de aspectos de ordem quantitativa, envolvendo a realização de estudos bibliográficos, documentais, e pesquisa de campo junto aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. A análise dos resultados indicou que a presença da Educação Ambiental se ampliou qualitativamente e quantitativamente, sem, contudo, se configurar como uma presença regular e sistemática.
 
The implementation of environmental education at all levels of education is a legal advice that is still far from practical effectiveness. In this paper we discuss the presence of Environmental Education in Higher Education in Brazil, with emphasis on data analysis of research conducted by Environmental Education University Network (RUPEA, 2005), and the experience of inclusion of environmental education in the curriculum of undergraduate pedagogy course in Pará Federal University, seeking to reflect the following question: How does the university setting relates to environmental education theme daily in terms of constitution of academic-scientific knowledge so that they could relate to the complexity of social environmental problems in present day, able to generate responses from sustainability assumptions. This is an eminently qualitative study, without neglecting aspects of quantitative, involving bibliographic and documentary studies, and field research with the pedagogy students of the Education College of Pará Federal University. The results indicated that the presence of environmental education expanded qualitatively and quantitatively, without, however, being configured as regular and systematic.
 

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