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dc.contributor.author Bianchi, Márcia
dc.contributor.author Raimundini, Simone Leticia
dc.contributor.author Santos, Nálbia de Araújo
dc.contributor.author Fávero, Luiz Paulo Lopes
dc.contributor.author Schmidt, Paulo
dc.date.accessioned 2013-11-23T17:26:24Z
dc.date.available 2013-11-23T17:26:24Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation BIANCHI, Márcia. Et al. Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador. Journal of Coastal Research, v. 29, n. 2, p. 69-75, 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/10950/6235>. Acesso em: 22 nov. 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 1551-5036
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4230
dc.description.abstract O ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade de proporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisa tem como objeto analisar a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) associando as categorias instituições, cursos, docentes e perfil discente, utilizando a Análise de Correspondência. A pesquisa de campo, do tipo survey, classificada como quantitativa-qualitativa, descritiva e exploratória foi realizada entre os discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI dos cursos de graduação em Administração e Economia das Universidades Federais, do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que há indícios da existência de uma relação entre as categorias e algumas variáveis estudadas; há instituições com homogeneidade e heterogeneidade de discentes nas turmas; a maioria dos discentes da UFRGS e UFSM cursaram todo o ensino médio em escola particular; os discentes da UFPEL e FURG cursaram em escola pública e a maioria dos discentes está cumprindo a grade curricular. pt_BR
dc.description.abstract The teaching of accounting for the courses of Business and Economics aims to provide knowledge and understanding of accounting information. In this context, this research aims at analyzing the discipline of Introductory Accounting (IC) associated categories: institutions, courses, faculty and student profile using the Correspondence Analysis. The field research, survey type, classified as quantitative and qualitative, descriptive and exploratory was conducted among students enrolled in the first half of 2008, the discipline of IC of graduate courses in Business Administration and Economics of federal universities of the Rio Grande do Sul State. The results indicate that there were indications of a relationship between categories and some variables studied, there are institutions with homogeneity and heterogeneity of students in classes, most students of UFRGS and UFSM attended the whole secondary school in a private instituition while UFPEL and FURG students have attended in a private school so the majority of students are accomplishing the curriculum. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Contabilidade pt_BR
dc.subject Cursos de Graduação pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.subject Discente pt_BR
dc.title Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador pt_BR
dc.title.alternative Introductory accounting discipline: characteristics of institutions, courses, teachers and profile student not counter pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.2112/1551-5036-47.sp1.69 pt_BR


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