Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva

Moraes, Roque; Galiazzi, Maria do Carmo; Ramos, Maurivan Güntzel

Abstract:

 
Este artigo mostra a Análise Textual Discursiva, um método de análise de textos, no âmbito de uma disciplina de um Programa de Pós-graduação, apoiada por um ambiente virtual, com vistas à compreensão pelos participantes sobre o processo de aprender. Desse modo, ao mesmo tempo que os participantes se apropriam do método de análise, reconstroem seus saberes sobre o aprender. O artigo apresenta as características da Análise Textual Discursiva por meio de suas características e de como o trabalho foi realizado na disciplina em uma comunidade denominada “aprendentes do aprender” e todo o processo é ilustrado com exemplos das produções de participantes. O processo descrito mostra-se como um modo adequado para o desenvolvimento em pesquisa qualitativa e como ação para a reconstrução do conhecimento sobre algum tema em uma comunidade aprendente.
 
This paper shows the Textual Discursive Analysis, a method of analyzing texts, applied in a discipline of a Graduate Program, supported by a virtual environment to understanding the participants about the process of learning. Thus, the participants reconstruct their knowledge about learning during the analysis. The text presents the characteristics of Textual Discursive Analysis through their characteristics and how the work was done in the discipline in a community called “learners of learning” and the whole process is illustrated with examples of the participant’s productions. The procedure is shown as an appropriate way for development in qualitative research and action as to the reconstruction of knowledge about some theme in a learning community.
 
En este artículo se muestra el Análisis Textual Discursivo, un método de análisis de textos, dentro de una disciplina de un Programa de Postgrado, con el apoyo de un entorno virtual, con el fin de comprensión por los participantes sobre el proceso de aprendizaje. Así, mientras que los participantes se apropian del método de análisis, ellos hacen la reconstrucción de sus conocimientos sobre el aprendizaje. El artículo presenta las características de los Análisis Textual Discursivo a través de lo modo en que se hizo en la disciplina en una comunidad llamada “aprendientes de lo aprender”. Todo el proceso se ilustra con ejemplos de producciones de los participantes. El proceso descrito se muestra como una forma apropiada para el desarrollo de la investigación cualitativa y como una acción para la reconstrucción del conocimiento sobre algún tema en una comunidad aprendiente.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EQA - Artigos Publicados em Periódicos