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dc.contributor.author Pinto, Ivete Martins
dc.contributor.author Botelho, Silvia Silva da Costa
dc.date.accessioned 2015-03-06T17:05:06Z
dc.date.available 2015-03-06T17:05:06Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation PINTO, Ivete Martins; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria (ATLA): criando espaços de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 20, n. 3, 2012. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/1393/2114>. Acesso em: 19 fev. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1414-5685
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4773
dc.description.abstract Neste artigo apresenta-se o conceito de Ambiente Tecnológico Lúdico de Autoria (ATLA), construído à luz de teóricos como Piaget e Vygotsky, entre outros, a partir da articulação de considerações a respeito do lúdico, jogos e criatividade na construção da proposta de um espaço de aprendizagem. Os ATLA constituem-se em espaços de ensino e aprendizagem que abrangem as vantagens do lúdico, potencializadas pela tecnologia e pela possibilidade de autoria, permitindo a experimentação e a construção do conhecimento de forma desafiadora, criativa e prazerosa. Na proposta dos Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria atentou-se para a necessidade de fornecer conexões individuais e coletivas, permitindo o desenvolvimento de projetos vinculados com a realidade dos alunos e integrando diferentes áreas do conhecimento, mídias digitais e sistemas tecnológicos. Descrevem-se os requisitos de projeto identificados para o desenvolvimento de ATLA, bem como sua arquitetura. Finalmente, são descritas a estrutura e funcionalidades da Plataforma SABERLÂNDIA, ATLA concebido com o objetivo de permitir a autoria de jogos 3D interativos e educativos pelo próprio professor, de acordo com o contexto desejado, permitindo a utilização de recursos tecnológicos, e o jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem. Propicia-se assim, a criação de espaços contextualizados com os objetivos propostos pelo professor, onde o jogador poderá manipular objetos tecnológicos virtuais/reais e realizar experimentações, concretizando idéias e conceitos pt_BR
dc.description.abstract This work presents the concept of Playful Technological Environments to Authorship (ATLA), based on theorists such as Piaget and Vygotsky, among others, from the articulation of such concepts as playful, games and creativity in the construction of a proposal for a learning space. The ATLA constitute itself into a space for teaching and learning which cover the advantages of playful, potentiated by technology and by the possibility of authorship, allowing experimentation and knowledge building in a challenging, creative and pleasurable way. In the proposal of Playful Technological Environments to Authorship to heed the need to provide individual and collective connections, enabling the development of projects linked to the students’ reality and integrating different areas of knowledge, digital media and technological systems. The designs requirements identified are described to the development of ATLA, as well as its architecture. Finally there are described the structure and functionality of SABERLÂNDIA Platform, ATLA, designed with the purpose of enabling the authorship of interactive and educational 3D games by the teacher, according to the desired context, allowing the use of technological resources, and the game as a teaching and learning tool. Encourages therefore the creation of spaces in context with the objectives proposed by the teacher, where the player can manipulate virtual/real technological objects and perform experiments, concretizing ideas and concepts. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ambientes virtuais de aprendizagem pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Autoria pt_BR
dc.subject Jogos eletrônicos computacionais pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Virtual learning environments pt_BR
dc.subject Playful pt_BR
dc.subject Authorship pt_BR
dc.subject Digital learning games pt_BR
dc.title Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria (ATLA): criando espaços de ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title.alternative Playful Technological Environments to Authorship (ATLA): creating spaces for teaching and learning pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi http://dx.doi.org/10.5753/RBIE.2012.20.03.130 pt_BR


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