-
-
Dias, Cleuza Maria Sobral; Engers, Maria Emília Amaral
(2005)
Este artigo discute a questão da construção do processo identitário da professora-alfabetizadora tomando como referência a perspectiva de identidade de Dubar (1997), Giddens (2001) e Nóvoa (1992) como sendo um processo que ...
-
-
Nogueira, Gabriela Medeiros
(2005)
Este trabalho discute as construções matemáticas que as crianças realizam na infância antes de entrar na escola, como por exemplo: seriação, classificação, contagem numérica, etc. Lançando um olhar para o ambiente escolar, ...
-
-
Pires, Pierre André Garcia; Bromberger, Suzi Mara Teixeira
(2005)
Este trabalho trata de um relato de experiência das atividades educativas ambientais realizadas pela equipe do Programa
Universidade Solidária da FURG/RS, em fevereiro de 2000, no município de Cajueiro/AL. O objetivo foi ...
-
-
Silva, Méri Rosane Santos da
(2005)
O presente texto pretende discutir a questão do doping, a partir da perspectiva ética e
bioética, identificando aqueles elementos fundamentais para o empreendimento de tal debate.
Para tanto, na primeira parte deste ...
-
-
Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
(2005)
O autor busca caracterizar a trajetória de Gaston Bachelard no universo científico de seu tempo e as suas indagações filosóficas sobre as perspectivas pedagógicas dela decorrentes.
-
-
Dias, Cleuza Maria Sobral; Barreto, Sabrina das Neves; Dutra, Jorge da Cunha; Teixeira, Janice de Freitas
(2005)
Este artigo apresenta considerações acerca das professoras que atuam nas classes de alfabetização da rede estadual da cidade do Rio Grande/RS, apontando aspectos da formação dessas profissionais, da opção pelo trabalho em ...
-
-
Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de; Novo, Magda Suzana
(2005)
O presente trabalho emerge de pesquisa envolvendo a temática neurociência e aprendizagem, tendo como foco reconhecer a importância atribuída por professores e alunos aos conteúdos advindos da neurociência como meio de ...
-
-
Souza, Igor Velho de; Calloni, Humberto; Freitas, José Vicente de
(2005)
Pretendo, nesta reflexão, transitar por alguns dos Movimentos que instauram e que são instaurados, assim como, constituem e são constituídos pelo Pensamento Humano. Tenho como “ponto de partida” este ocidentalizado início ...
-
-
Ferracioli, Laércio
(2005)
O texto apresenta os conceitos básicos sobre a heurística de trabalho para o estudo da produção de conhecimento no contexto educacional denominada de ‘V’ epistemológico de Gowin ou simplesmente ‘V’de Gowin bem como uma ...
-
-
Barreto, Sabrina das Neves
(2005)
As trajetórias de três mulheres constituem o campo de estudo desta dissertação de mestrado, que tem como objetivo analisar os significados e os sentidos da alfabetização
para sujeitos que participaram de uma turma do ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2005)
A ética argumentativa que venho desenvolvendo na última década compreende uma norma ecológica que nos exige preservarmos regenerarmos de uma forma sadia a natureza humana e não humana. Essa norma, como as outras duas ...
-
-
Porto, Ivalina
(2005)
O artigo faz uma reflexão sobre os dados coletados na pesquisa que analisou os aspectos biopsicossociais do idoso de classe média. A análise de conteúdo das respostas da entrevista permitiu inferir como vivem os idosos ...
-
-
Porto, Ivalina
(2005)
É na classe média que certamente se encontra o equilíbrio cultural da sociedade, haja vista que aí se aglutinam os elementos mantenedores da economia do país em termos de mão-de-obra especializada e tecnicista. ...
-
-
Bersch, Ângela Adriane Schmidt
(2005)
O estudo investigou a influência do brincar no microssistema pediatria durante o período
de hospitalização sob a ótica dos profissionais, dos pacientes pediátricos e de seus responsáveis. Sabe-se que o brincar possibilita ...
-
-
Yunes, Maria Angela Mattar; Mendes, Narjara Fernandes; Albuquerque, Beatriz de Mello
(2005)
O estudo tem por objetivo investigar que idéias, crenças e percepções de resiliência em famílias monoparentais emergem dos discursos dos agentes comunitários de saúde.Tomou-se como base a noção vigente de resiliência ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2005)
-
-
Oliveira, Carlos Ávila
(2005)
-
-
Machado, Virginia Maria
(2005)
O texto se destina a especular, sem maiores aprofundamentos, definições gerais de prática pedagógica na formação de professores e relacionar a didática sistêmica como aglutinadora de paradigmas para a ampliação da visão ...
-
-
Brisolara, Luciene Bassols; Côrtes, João Luís Rocha Paixão
(2005)
Esta oficina tem como objetivo apresentar algumas técnicas para um bom desenvolvimento da conversação em sala de aula. Cremos que o componente lúdico deve ser considerado como um facilitador da conversação. Mais do que ...
-
-
Silva, Rodrigo Moreira da
(2005)
Que a leitura do texto faça ‘parar’; para pensar e sentir o que pensamos e fazemos. Este é um trabalho pleno de vida, de realismo e ao mesmo tempo eivado por um profundo sentimento humanitário. O estilo que adoto narra, ...