-
-
Galiazzi, Maria do Carmo; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2009)
Neste texto, apresentamos a trajetória de formação e pesquisa do grupo CEAMECIM – Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, articulado à existência ...
-
-
Loureiro, Luis Humberto Ferrari
(2013)
Esta pesquisa teve como objetivo compreender como ocorreu a formação de
formadores enquanto formavam docentes para atuar na educação profissional de
nível médio e na educação tecnológica de nível superior. Portanto, uma ...
-
-
Pinho, André Maio Ezedim
(2014)
Esta dissertação visou investigar as compreensões em relação a contextualização no ensino de Química. Termo que permeia constantemente os documentos oficiais e apostas na área de Educação da disciplina, porém, pouco estudado. ...
-
-
Silva, Ida Letícia Gautério da
(2009)
Este estudo narrativo busca compreender o processo de constituição de uma professora que é a própria pesquisadora, durante o seu primeiro ano de docência, em uma escola do campo em São José do Norte (RS). A pesquisa inclui-se ...
-
-
Encarnação, Fátima Luvielmo
(2007)
Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem como foco central evidenciar as possibilidades da Educação Ambiental na escola a partir de análise textual qualitativa efetivada em textos teóricos. O ciclo desse tipo de análise ...
-
-
Lima, Cleiva Aguiar de
(2011)
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre formação de formadores no âmbito do Programa
Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A ...
-
-
Calixto, Vivian dos Santos
(2013)
Esta pesquisa apresenta algumas compreensões acerca da constituição de licenciandos formandos ao longo do processo de produção de pesquisa, na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia1, do Curso de Química ...
-
-
Medeiros, Ana Laura Salcedo de
(2010)
Esta investigação é focada na reconstrução das teorias, da apresentação e resignificação
da sala de aula. A pesquisa foi elaborada pela narração da construção, do desenvolvimento, da aplicação e da reflexão de uma Unidade ...
-
-
Moreno Rodriguez, Andrei Steveen
(2015)
Nas últimas décadas, o rápido desenvolvimento científico e tecnológico, gerou transformações notáveis para a humanidade e o planeta, esses avanços “por um lado trazem bem-estar social e, por outro, causam impactos sociais ...
-
-
Cacciamani, Jackson Luís Martins
(2012)
Os Encontros sobre Investigação na Escola constituem-se numa proposta de formação de professores que agrega licenciandos, professores da educação básica, professores da universidade e pós-graduandos num movimento de formação ...
-
-
Behrend, Danielle Monteiro
(2011)
A presente pesquisa de cunho qualitativo está vinculada à linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) (EAEFE),do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental-PPGEA/FURG. O estudo foi realizado ...
-
-
Heckler, Valmir
(2014)
Esta tese de doutoramento apresenta compreensões sobre como uma comunidade de professores em pesquisa-formação online desenvolve/compreende a experimentação em Ciências na Educação a Distância (EaD). Este estudo envolveu ...
-
-
Martins, Daner Silva
(2019)
Esta tese apresenta uma pesquisa qualitativa em educação em ciências que visa compreender os processos de ensino e aprendizagem de Matemática para pessoas cegas. Este estudo objetiva investigar como a Matemática se mostra ...
-
-
Pinheiro Junior, Edi Morales
(2010)
Examinam-se as aprendizagens de nove (09) professores no grupo de pesquisa/formação, em
um processo educativo colaborativo que articulou a formação de professores de Ciências e o desenvolvimento curricular via narração ...
-
-
Souza, Marco Antônio Simões de
(2013)
Este trabalho analisou a contribuição das propostas de formação de professores para a Educação
Profissional e Tecnológica da instituição ETFPEL/CEFET-RS/IFSUL para problematizar o
dilema da EPT entre formação integral e ...
-
-
Souza, Marco Antônio Simões de; Galiazzi, Maria do Carmo
(2012)
Este artigo tem por objetivo argumentar sobre as possibilidades da formação de professores para a Educação Profissional como espaço-tempo de discussão e busca de enfrentamento da crise socioambiental, por meio da problematização ...
-
-
Souza, Moacir Langoni de
(2010)
A Tese defendida é das Rodas de Formação em Rede como espaços privilegiados na
ambientalização de professores que escrevem, lêem e contam suas histórias. Daí a aposta na
narrativa e no exercício de contar histórias e ...
-
-
Albuquerque, Fernanda Medeiros de
(2012)
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a formação acadêmico-profissional de licenciandos em Química da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que participaram do Programa de Incentivo à Docência (PIBID) nos anos de ...
-
-
Galiazzi, Maria do Carmo; Heckler, Valmir; Dorneles, Aline Machado; Medeiros, Ana Laura Salcedo de; Rodriguez, Andrei Steveen Moreno; Nunes, Bruna Roman; Martins, Daner Silva; Zanotta, Patricia Anselmo; Sousa, Robson Simplício de; Dias, Vânia de Morais Teixeira; Silva, Willian Rubira da
(EDGRAF, 2016)
-
-
Cupelli, Rodrigo Launikas
(2008)
Esta pesquisa apresenta os sentidos emergentes da interface entre o aprofundamento teórico do conceito de resistência e as experiências profissionais de um grupo composto por quatro professores educadores ambientais em ...