-
-
Carvalho, Fabiana Aparecida de; Gonçalves, Cleberson Diego; Maio, Eliane Rose
(2021)
Num movimento a/r/tográfico (inter-relação textual, imagética com problematizações e a construção de narrativas que não se esquadrinham pela lógica acadêmica) e com aportes teóricos decoloniais do sul global, discutimos a ...
-
-
Ramos, Edimauro Matheus Carriel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Sob um olhar interdisciplinar, a obra "A conversa sobre gênero na escola: aspectos
conceituais e políticos-pedagógicos", do autor e pedagogo Marcos Ribeiro, delineia
perspectivas do trabalho docente em torno deste tema, ...
-
-
Barbosa, Mauriceia Rodrigues
(2021)
O presente trabalho tematiza relações de gênero e educação, tendo como objeto de
estudo o assédio sexual. O objetivo é analisar casos de assédio sexual contra jovens
alunas do ensino médio de uma escola pública do município ...
-
-
Amaral, Caroline Amaral; Ribeiro, Paula Regina Costa; Barros, Suzana da Conceição de
(2021)
Entendemos que as temáticas gênero e sexualidade são pautas da Psicologia enquanto
ciência e profissão e, em decorrência disso, são importantes na formação de
acadêmicas/os dos cursos de Psicologia Bacharelado. Para ...
-
-
Baptista, Bruna Cruz
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-01-15)
A partir da pesquisa “Investigando a importância do não dito – gênero e mulheres no
livro didático de História”, buscamos analisar uma coleção de livros didáticos de
história, aprovada pelo PNLD 2020, a partir do gênero ...
-
-
Baptista, Bruna Cruz
(2020)
A partir da pesquisa “Investigando a importância do não dito – gênero e mulheres no
livro didático de História”, buscamos analisar uma coleção de livros didáticos de
história, aprovada pelo PNLD 2020, a partir do gênero ...
-
-
Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; Silva Júnior, José Carlos da; França, Rebecka de; Gomes, Jeam Claude de Souza
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O relato de bullying LGBTQIA+fóbico tem aumentado e pode causar danos persistentes na vida escolar. A LGBTQIA+fobia acontece em diferentes formas, ambientes e grupos sociais, ocorrendo desde às agressões físicas, verbais ...
-
-
Lima, Ana Carolina Alves de; Felix, Jeane; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
(2023-02-01)
O texto analisa a palestra da professora de História e deputada estadual por Santa
Catarina, no Fórum Nacional sobre Violência Institucional contra Crianças e
Adolescentes, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família ...
-
-
Ytarte, Rosa María Marí; Barroso, Rut Barranco; Ruiz, Natalia Hipólito
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
O texto parte da premissa de conceber a literatura infantil como um poderoso
instrumento educativo para as crianças e, no que se refere ao gênero e à construção de
identidades, da concepção de que as histórias são ou ...
-
-
Altmann, Helena; Mariano, Hugo Romano
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
O artigo apresenta e analisa a experiência de formação em nível superior na área de
gênero, sexualidade e educação, conduzida na disciplina de graduação intitulada
“Corpo, Gênero e Sexualidade”, ministrada na Faculdade ...
-
-
Campos, Mariana de Lima
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Propõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática das violências
contra as mulheres nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir
dos princípios epistemológicos de estranhamento ...
-
-
Silva, Renata Laudares; Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa; Carmo, Elisangela Gisele do; Rodrigues, Nara Heloisa; Fukushima, Raiana Lídice Mor; Schwartz, Gisele Maria
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
Este estudo investigou questões de gênero na dança esportiva no contexto dos Gay
Games em vídeos disponibilizados no Youtube®. A pesquisa exploratória foi realizada
por meio de Análise Videográfica, a qual resultou em 2 ...
-
-
Neumann, Patrícia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Gênero e altas habilidades/superdotação (AH/SD), juntos, é um tema contemporâneos
na educação e sociedade. Assim, o objetivo deste texto foi pensar sobre a desigualdade
de gênero nas AH/SD. O método foi bibliográfico, a ...
-
-
Alves, Cláudio Eduardo Resende
(2021)
Este artigo é resultante de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Educação que propôs a investigação de um currículo-museu a partir de encontros e composições com os chamados (des) objetos. Museu é lido como um currículo, um ...
-
-
Galvão, Melina Chiba
(2013)
Diante de um contexto de crise socioambiental da pesca artesanal, as mulheres, em
famílias de pescadores, desenvolvem papéis de fundamental importância para a
manutenção dos modos de vida das famílias. Apesar disso, elas ...
-
-
Assumpção, Ana Paula Vieira de Andrade; Freitas, Silvia Garcia de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-02-16)
A importância de discutir, em sala de aula, temáticas relacionadas a gênero,
à sexualidade, à identidade dá-se pelo simples fato de que vivemos em uma sociedade
em que a diversidade existe, mas que é frequentemente ...
-
-
Vieira, Taís Lima; Ferrari, Anderson; Castro, Roney Polato de
(2021)
O artigo propõe-se a dialogar com os estudos de gênero contemporâneos para pensar a produção de corpos dissidentes, a partir dos argumentos utilizados por um juiz e uma juíza ao analisarem solicitações de garantia ...
-
-
Bastos, Ludimila Corrêa; Eiterer, Carmem Lucia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O texto apresenta análise de dados produzidos no âmbito de pesquisa de doutoramento.
A pesquisa de natureza qualitativa apoia-se em entrevistas semi-estruturadas. As autoras
que dão suporte as análises são principalmente ...
-
-
Paixão, Márcia Eliane Leindcker da; Stock, Brunna Sordi; Silva, Caroline Silva da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-06)
Este artigo tem como foco o relato de experiência de uma DCG (Disciplina
Complementar de Graduação) oferecida no Curso de Pedagogia Diurno, sendo
aberta a toda comunidade estudantil da Universidade Federal de Santa
Maria/RS. ...
-
-
Mendonça, Amanda de; Moura, Fernanda; Aquino, Renata
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este texto parte da concepção de que gênero e sexualidade são partes integrantes do
direito à educação, estabelecido constitucionalmente no Brasil. Essa premissa é
norteadora para as reflexões propostas em relação aos ...