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Silva, Marcos Antonio Batista da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este artigo analisa discursos de estudantes universitários autodeclarados negros de uma
universidade pública brasileira, à luz dos estudos das relações étnico-raciais. A coleta de
dados qualitativos e a análise dialoga ...
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Bastos, Ludimila Corrêa; Eiterer, Carmem Lucia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O texto apresenta análise de dados produzidos no âmbito de pesquisa de doutoramento.
A pesquisa de natureza qualitativa apoia-se em entrevistas semi-estruturadas. As autoras
que dão suporte as análises são principalmente ...
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França, Fabiane Freire; Felipe, Delton Aparecido
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-05)
O objetivo deste artigo consiste em analisar os discursos de gênero e raça de docentes
da Educação Básica, na etapa do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais, do
Estado do Paraná-Brasil. Os dados apresentados foram ...
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Oliveira, Danilo Araújo de; Ferrari, Anderson
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-09)
O conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na
problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola
e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os ...
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Gonçalves, Josimere Serrão Gonçalves; Ribeiro, Joyce Otânia Seixas
(2021)
O objetivo deste trabalho é apresentar algumas mulheres negras brasileiras protagonistas
buscando problematizar como a produção do conhecimento a partir da colonialidade do
saber/poder produziu verdades, legitimou discursos ...
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Moreno, Jenny Lorena Bohorquez
(2015)
O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar como o negro vem sendo narrado nos
livros de Literatura Infantil veiculados no Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE
para a Educação Infantil e que efeitos de ...
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Carvalho, Rubem Viana de; Silva, Luiz Felipe de Oliveira; Lage, Allene Carvalho
(2023-02-01)
Neste trabalho, refletimos sobre as contribuições da teoria queer articulada à
metodologia interseccional como possibilidade de pensarmos currículos escolares, que
sejam comprometidos com o questionamento e enfrentamento ...