-
-
Santos, Arion de Castro Kurtz dos
(2005)
O artigo apresenta um V de Gowin para o trabalho desenvolvido até o presente momento em modelagem, em particular na pesquisa com a ferramenta semiquantitativa VISQ. Cada item do V é apresentado e discutido. O autor acredita ...
-
-
Ramos, Edimauro Matheus Carriel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07)
O presente estudo se embasa na revisão bibliográfica e em um relato de experiência
sobre a inserção da temática gênero no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas
de Itararé (FAFIT), no interior de São Paulo. Os dados ...
-
-
Guedes Junior, Valdir Lamim; Júnior Costa, José
(2013)
A partir de relatos de viajantes naturalistas que passaram pela região de Ouro Preto no século XIX, é possível fazer uma reconstrução das paisagens. Visitar os locais descritos e ler trechos dos diários de viagem é uma ...
-
-
Baliscei, João Paulo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
Toma-se como referência a concepção de gênero da perspectiva construtivista, a partir
da qual “ser homem” ou “ser mulher” é compreendido como uma construção cultural.
Como as identidades masculinas não hegemônicas têm ...
-
-
Benatti, Igor Felipe; Leão, Andreza Marques de Castro; Queiroz, Viviane
(2023-02-01)
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica acerca da violência
contra a mulher no contexto universitário para compreender a percepção de estudantes
universitários sobre o tema e conhecer o fenômeno ...
-
-
Colling, Ana Maria
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Este texto tem como proposta uma análise histórica da violência contra a mulher, como
consequência do patriarcado, corporificado nos aparatos jurídicos que lhe deram
legitimidade, longevidade e naturalização no corpo ...
-
-
Porto, Ivalina; Koller, Silvia Helena
(2008)
Este estudo investigou a visão de violência (maus-tratos e agressões) praticada contra idosos institucionalizados, sob um enfoque bioecológico do desenvolvimento humano (TBDH) de Bronfenbrenner (2005). Quinze idosos (73 a ...
-
-
Cassal, Luan Carpes Barros; Oliveira, Tainá dos Santos
(Ed. da FURG, 2023-07)
Diante das condições opressivas presentes nos espaços formativos e do aumento da
violência letal contra população LGBTI+, parece imprescindível considerarmos a
escola, também, como lugar de produção do viver. Entendemos ...
-
-
Witt, Julia Rovena; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Anello, Lucia de Fatima Socoowski de
(2013)
Na sociedade moderna capitalista, o paradigma de separação entre ser humano e natureza legitimou relações de dominação e exploração dos bens naturais e também dos seres humanos. Tendo em vista esse contexto e o modo como ...
-
-
Goettems, Lisiane; Schwengber, Maria Simone Vione
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
Os cotidianos educativos possibilitam aos(às) sujeitos(as) experimentarem modos
detalhados, dialogados de ser e estar no mundo. Nesses espaços-tempos, os
acontecimentos envolvendo abordagens de gêneros encontram lócus ...
-
-
Watte, Franciele Beatriz; Romanini, Moises
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
A população em situação de rua pode ser caracterizada pelo viver nas/das ruas, com pouco
recurso financeiro, vínculos rompidos ou fragilizados e sem moradia convencional. Nesse
manuscrito apresentamos os principais ...
-
-
Fonseca, Thomaz Spartacus Martins; Mazzei, Luiz Davi; Machado, Nathalye Nallon
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Neste artigo abordamos as construções de gênero, buscando analisar as normas sociais
implícitas que fazem com que possamos ser reconhecidos como homens ou mulheres.
Tais normas se constituem num currículo, tal como ...
-
-
Ferracioli, Laércio
(2005)
O texto apresenta os conceitos básicos sobre a heurística de trabalho para o estudo da produção de conhecimento no contexto educacional denominada de ‘V’ epistemológico de Gowin ou simplesmente ‘V’de Gowin bem como uma ...