Show simple item record

dc.contributor.advisor Vaz, Artur Emílio Alarcon
dc.contributor.author Avila, Mara Regina Avila de
dc.date.accessioned 2015-05-19T18:43:39Z
dc.date.available 2015-05-19T18:43:39Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation AVILA, Mara Regina Avila de. Pela poesia de Ana Paula Tavares: vozes e ecos de Angola em África. 2010. 203 f. Dissertação (Mestrado em História da Literatura) – Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4883
dc.description.abstract Esta dissertação de mestrado, intitulada “Pela poesia de Ana Paula Tavares: vozes e ecos de Angola em África”, focaliza na literatura angolana pósindependência a poesia de Paula Tavares, voz inovadora da geração 80 que traz estampada em sua poética o passado (da tradição), buscando reescrever uma nova história, ou melhor, uma anti-história de enfoque pós-colonial opositiva às estruturas imaginárias imperialistas (e/ ou colonialistas), inscritas em um novo presente histórico (da modernidade). A memória (coletiva), então, insere-se convocando os sujeitos da diferença cultural a inscrever e (re) inscrever suas próprias histórias. O trabalho objetiva apreender, analisar e compreender de que forma o processo identitário cultural interage com a criação poética da escritora no contexto cultural contemporâneo. Com este propósito, será examinado um conjunto de poemas retirados de Ritos de passagem (1985), O lago da lua (1999) e Ex-votos (2003). Essa leitura, acerca da poética tavarense, está embasada em categorias analíticas, articuladas entre si e vinculadas além da perspectiva do gênero, em torno da sua relação com a antropologia, sociologia, a história e a literatura. pt_BR
dc.description.abstract Esta disertación de maestría, denominada “Pela poesía de Ana Paula Tavares: vozes e ecos de Angola em África”, centra en la literatura angolana pos independencia, la poesía de Paula Tavares, voz innovadora de la generación 80 que retrata en su poética el pasado (de la tradición), buscando reescribir una nueva historia, es decir, una anti historia de enfoque poscolonial opuesta a las estructuras imaginarias imperialistas (y/o colonialistas), inscriptas en un nuevo presente histórico (de la modernidad). La memoria (colectiva), entonces, se inserta convocando a los sujetos de la diferencia cultural a inscribir y reinscribir sus propias historias. El trabajo tiene como objetivo aprehender, analizar y comprender de qué manera el proceso identitario cultural interactúa con la creación poética de la escritora en el contexto cultural contemporáneo. Con este propósito, se examinará un conjunto de poemas extraídos de Ritos de passagem (1985), O lago da lua (1999) e Ex – votos (2003). Esa lectura, sobre de la poética tavarense, se basa en categorías analíticas, articuladas entre sí y vinculadas más allá de la perspectiva del género, en torno a su relación con la antropología, la sociología, la historia y la literatura. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Poesia angolana pt_BR
dc.subject Identidade cultural pt_BR
dc.subject Tradição pt_BR
dc.subject Modernidade pt_BR
dc.subject Poesía angoleña pt_BR
dc.subject Identidad cultural pt_BR
dc.subject Tradición pt_BR
dc.subject Modernidad pt_BR
dc.title Pela poesia de Ana Paula Tavares: vozes e ecos de Angola em África pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics