Elaboração e análise de um instrumento para verificar informações acerca do letramento estatístico de estudantes concluintes do ensino médio

Sá, Daiane Lemos de

Abstract:

 
Esta pesquisa visa investigar quais informações o instrumento desenvolvido neste estudo pode fornecer a respeito do Letramento Estatístico de um determinado grupo de estudantes concluintes do Ensino Médio. Para elaborar o instrumento, selecionamos questões da prova do ENEM dos anos de 2009 a 2013, relativas à Estatística e Probabilidade. Estas foram classificadas quanto às Habilidades, estabelecidas pela Matriz de Referência para o ENEM 2009, e às Capacidades, formuladas por Iddo Gal (2002). Neste processo, percebemos que existia uma aproximação entre as referidas Habilidades e Capacidades, a qual consiste na identificação de conceitos afins em ambas. Tal percepção resultou em três Aproximações, cada uma composta por uma Habilidade e uma Capacidade. Foram selecionadas duas questões de cada Aproximação para compor o instrumento, bem como foi adaptada uma questão do ENEM para verificar duas das cinco Capacidades que não apresentavam correspondências conceituais. Isto originou um instrumento com sete questões, aplicado para dezoito estudantes concluintes do Ensino Médio, o que gerou dados a respeito do Letramento Estatístico do corpus, os quais foram analisados em quatro etapas. Na primeira, foi analisado o perfil dos estudantes, enquanto que, na sequência, os dados foram sistematizados coletivamente e individualmente. Por fim, foi estabelecida uma relação entre o perfil e o número de acertos nas questões. A presente pesquisa se justifica na medida em que são necessários estudos para investigar se os concluintes do Ensino Médio estão se apropriando dos conceitos atinentes à área da Educação Estatística, previstos na Legislação Brasileira. As informações coletadas a respeito do Letramento Estatístico do corpus (Habilidades, Capacidades e Nível de Letramento Estatístico) nos permitiram concluir que a maioria dos participantes da pesquisa, de modo geral, não apresenta domínio dos referidos conceitos. Cabe salientar que o Letramento Estatístico é fundamental no cotidiano dos cidadãos, tendo em vista que contribuem para a tomada de decisões pessoais com base em informações estatísticas.
 
This research aims to investigate what information the instrument developed in this study can provide about the Statistical Literacy in a particular group of students finishing the high. To prepare the instrument, we selected questions of a test called ENEM from the year 2009 to 2013, such questions related to Statistics and Probability. These questions were classified according to the Skills established by the Matrix of Reference for the ENEM 2009 and also according to the Keyparts, formulated by Iddo Gal (2002). In this process, we noticed that there was a connection between these Skills and Keyparts; this connection is the identification of related concepts in both. This perception resulted in three approaches, each one consisting of a Skill and a Keypart. We selected two questions of each approach to compose the instrument; we adapted a question of ENEM to verify two of the five Keyparts that have not presented conceptual matches. It originated an instrument with seven questions, applied to a convenience sample composed by eighteen graduating high school students, which generated data on the Statistical Literacy corpus, and it was analyzed in four stages. In the first stage, the profile of the students was analyzed, while following, the data were organized collectively and individually. Finally, a relationship between the profile and the number of correct answers on questions has been established. This research is justified in so far as studies are needed to investigate whether high school graduates are grabbing the concepts relating to the area of Statistics Education, under the Brazilian legislation. The information collected about the corpus of Statistical Literacy (Skills, Keyparts and Statistical Literacy Level) allowed us to conclude that most of the participants, in general, does not present domain of those concepts. It should be emphasized that the Statistical Literacy is fundamental in the daily lives of citizens, considering that it contributes to making personal decisions based on statistical information.
 

Show full item record

 

Files in this item