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dc.contributor.author Larrossa, Michele da Cruz
dc.contributor.author Real, Mauro de Vasconcellos
dc.contributor.author Dias, Claudio Renato Rodrigues
dc.contributor.author Magalhães, Fabio Costa
dc.date.accessioned 2015-06-12T13:12:17Z
dc.date.available 2015-06-12T13:12:17Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation LARROSSA, Michele da Cruz et al. Statistical analysis and conformity testing of concrete in port construction work. Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, v. 7, n. 3, p. 468-497, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/S1983-41952014000300007&pid=S1983-41952014000300007&pdf_path=riem/v7n3/07.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1983-4195
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5026
dc.description.abstract Conformity control of concrete is part of a range of control and standard methods which must be employed in all construction work to assure its compliance with quality requirements. The compressive strength of the concrete is considered as a random variable that must be controlled by standardized sampling and testing in order to ensure the structural safety. Therefore, the use of a large amount of compressive strength test results of concretes with similar characteristics has been seen as an important tool in the assessment of current standard norms. This paper de-scribes an analysis based on the conformity control used in large port construction works which have recently been carried out in the Rio Grande Port, located in Rio Grande, RS, Brazil. Statistical analyses were performed and acceptance tests of the product were conducted. They were based on the acceptance criteria of different methodologies from different continents and showed the variations that can occur in the results of the conformity testing, depending on the adopted model. It is worth mentioning that the concrete used in port construction works in the region has been in accordance with current Brazilian norms. pt_BR
dc.description.abstract O controle tecnológico do concreto faz parte de uma gama de controles e métodos normalizados que devem ser empregados em todas as obras para a garantia da conformidade deste produto, visto que a resistência à compressão do concreto é considerada uma variável aleatória que deve ser controlada através de amostragem e realização de ensaios padronizados, podendo assim, garantir a segurança da estrutura. Neste sentido, o uso de uma grande quantidade de resultados de controle tecnológico de concreto com características similares apresenta-se como uma im-portante ferramenta no processo de aferição das normas técnicas vigentes. O presente trabalho apresenta uma análise com base no controle tecnológico presente em grandes obras portuárias ocorridas nos últimos anos no Porto do Rio Grande, na cidade de Rio Grande - RS. Foram realizadas análises estatísticas e de aceitação do produto, com base nos critérios de aceitação de distintas metodologias de diferentes continen-tes, mostrando as variações que podem ocorrer nos resultados dos testes de conformidade dependendo do modelo adotado. Verificou-se que a construção das obras portuárias em concreto na região está em conformidade com as normas brasileiras vigentes. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Concrete pt_BR
dc.subject Port structures pt_BR
dc.subject Compressive strength conformity control pt_BR
dc.subject Concreto pt_BR
dc.subject Obras portuárias pt_BR
dc.subject Resistência à compressão pt_BR
dc.subject Controle tecnológico pt_BR
dc.title Statistical analysis and conformity testing of concrete in port construction work pt_BR
dc.title.alternative Análise estatística e teste de conformidade do concreto de obras portuárias pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.1590/S1983-41952014000300007 pt_BR


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